Rinocerontes ameaçados de extinção morrem durante transporte no Quénia

David J. Stang / Wikimedia

Diceros bicornis, o rinoceronte negro, está em vias de extinção

Oito rinocerontes-negros morreram depois de terem sido transferidos para o parque natural de Tsavo Leste, o maior do Quénia, informou o governo queniano esta sexta-feira.

O Serviço de Conservação da Vida Selvagem do Quénia, KWS,  abriu um inquérito para esclarecer a causa das mortes dos animais, cuja espécie está em vias de extinção.

A transferência de 11 rinocerontes-negros das reservas de Nairobi e do lago Nakuru foi feita no âmbito de um plano que contou com a participação do Fundo Mundial para a Natureza, WWF. O objectivo era criar espaços mais seguros para os animais, num habitat adequado.

O incidente, que foi classificado como “um desastre”, duplica o número de mortes de rinocerontes negros em operações semelhantes nos últimos 12 anos.

“Esta não é a primeira vez que o KWS transfere animais, pelo que merecemos saber a causa da morte deste animal precioso. Algo correu mal e queremos saber o quê“, disse Paula Kahumbu, diretora da ONG ambientalista Wildlife Direct, que exigiu do ministro de Turismo e Vida Selvagem, Najib Balala, uma investigação rápida do episódio.

“Isto é uma enorme tragédia ambiental, não apenas no Quénia, mas para os rinocerontes de todo o mundo”, lamentou Kahumbu.

Segundo o Ministério do Turismo, investigações preliminares sugerem que os rinocerontes possam ter sucumbido a “intoxicação por sal, como resultado da ingestão de água de alta salinidade na chegada ao novo ambiente”.

“Os altos níveis de sal levam à desidratação, que desencadeia o mecanismo de sede, resultando no consumo excessivo de água salina, o que agrava ainda mais o problema”, dizem os autores do estudo. Um relatório completo, porém, ainda deverá ser divulgado nos próximos dias.

Enquanto isso, Balala ordenou que o KWS suspenda imediatamente a translocação em curso, e anunciou que “medidas disciplinares serão definitivamente tomadas, se as conclusões apontarem para negligência ou conduta não profissional por parte de qualquer oficial do KWS”.

A translocação de animais em extinção implica sedar os animais a transferir, colocando-os a dormir durante a viagem. Os animais são depois reanimados após a chegada ao seu destino, num processo que envolve certos riscos.

A perda de tantos rinocerontes de uma só vez, porém, é algo sem precedentes. Entre 2005 e 2017, por exemplo, um total de 149 rinocerontes foram deslocados desta forma, também com um saldo de oito mortos.

A ONG Save the Rhinos estima que haja menos de 5.500 rinocerontes-negros no mundo, todos localizados em África. No Quénia, a sua população é de 750 exemplares, de acordo com o Worldwide Fund for Nature.

ZAP // Deutsche Welle / NPR

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É só gente estúpida também!.. Pra castigo de tamnha negligência, era pô-los a fazer inseminação artificial boca a boca, para nascerem oito novos Rinocerontes negros!

RESPONDER

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …