Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

A demissão acontece depois de serem tornadas públicas afirmações que fizera sobre as vítimas de Jeffrey Epstein, o investidor multimilionário acusado de abusos sexuais a menores e que se suicidou em agosto na prisão.

Em emails recentes enviados a grupos de docentes e alunos do MIT – divulgados por uma das destinatárias no site Medium – Stallman afirmava que uma das vítimas das redes de tráfego de Epstein participou em actos sexuais com outros homens de forma “inteiramente voluntária”.

O comentário era uma referência ao caso de uma mulher que diz ter sido obrigada por Epstein a prostituir-se aos 17 anos e a ter relações com vários homens, entre os quais Marvin Minsky, pioneiro da inteligência artificial e membro fundador do MIT Media Lab. Nos emails tornados públicos, Stallman dizia que a diferença entre participar em actos sexuais com 17 ou 18 anos era um detalhe “menor”.

O ativista é defensor de que a idade legal para consentimento de actos sexuais devia ser mais baixa nos EUA, onde varia entre os 16 e os 18 consoante o estado. “Acho que toda a gente com 14 ou mais anos deve poder participar em actos sexuais, embora não de forma indiscriminada. E há pessoas que estão prontas mais cedo”, escreveu o programador em 2003.

Desde o começo do ano que o investigador acompanhava as acusações contra o multimilionáiro no site pessoal. “Acho que o termo correcto contra Espein é ‘violador em série’”, escreveu em abril. “Chamar-lhe um ‘criminoso sexual’ é redutor, porque coloca-o com um grupo de tantas outras pessoas que podem ter cometido um grande espectro de actos de diferentes níveis de gravidade. Alguns que não são crimes.”

Na nota de demissão, partilhada no site pessoal de Stallman, o cientista diz que a forma como os emails foram expostos resultou numa série de “mal-entendidos e descaracterizações”. “Demito-me, com efeito imediato, do MIT CSAIL. Estou a fazê-lo devido a pressões do MIT”, lê-se na mensagem.

Selam Jie Gano, engenheira de robótica que publicou os emails de Stallman, justifica a sua decisão com base no facto de muitos alunos que participam nas aulas de Stallman terem 17 ou 18 anos.

Com 66 anos, Stallman é conhecido por ter criado o sistema operativo livre GNU, que viria, mais tarde, a dar origem ao Linux. Stallman vai também deixar o cargo como presidente da Fundação para o Software livre, organização que criou em 1985 para promover programas de computador que podem ser partilhados, analisados e modificados de forma livre.

O MIT tem sido alvo de fortes críticas por ter escondido as origens do dinheiro oriundo de doações feitas por Epstein. A polémica levou mesmo o diretor do Media Lab, Jo Ito, a demitir-se em agosto, depois de se verificar que marcava frequentemente as doações de Epstein como “anónimas” em registos internos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.