Ribeiro e Castro acusa Portas de travar entrada de Manuel Monteiro no CDS

José Ribeiro e Castro acusou Paulo Portas de ser responsável pelo adiamento da decisão de readmitir Manuel Monteiro no CDS. O antigo líder centrista diz que a situação é “inadmissível”.

O antigo líder do CDS acusa Paulo Portas de ordenar o entrave do processo de refiliação de Manuel Monteiro no partido. “Porque não cumprem as normas?”, questionou José Ribeiro e Castro, citado pelo Diário de Notícias. De acordo com as normas que o ex-líder do partido menciona, a direção deve efetivar a refiliação de Manuel Monteiro e atribuir-lhe um número e cartão de militante.

Em sentido contrário, o CDS tinha comunicado que esta decisão ficaria encarregue para a próxima liderança, após a saída de Assunção Cristas. “É muito lamentável que não se cumpram as normas do partido, que até datam da altura da liderança de Paulo Portas”, destaca Ribeiro e Castro.

A seu ver, não é “legítimo, nem sério que se inventem novas razões ou normas especiais” para evitar o regresso de alguém ao partido. O antigo líder centrista diz mesmo que esta medida é lesiva para o direito democrático.

Ribeiro e Castro entende que a “embirração é crónica” com Manuel Monteiro, apesar de este ter liderado o partido entre 2003 e 2008. O político optou por se afastar do partido após um mau resultado nas eleições autárquicas de 2007. Manuel Monteiro viria mais tarde a apoiar a candidatura de Maria José Nogueira Pinto à liderança do CDS, com quem Paulo Portas concorria e viria a derrotar.

A refiliação de Manuel Monteiro já tinha sido anunciada e aprovada em setembro, mas a direção de Assunção Cristas adiou a discussão do tema para 2020. “Essa é uma decisão que ficará na pasta de transição”, disse, na altura, o secretário-geral do partido, Pedro Mota Soares.

Em reação à decisão da liderança do partido, Manuel Monteiro confessou ter ficado surpreendido. “Eu não estou magoado, estou surpreendido. Penso que neste momento aquilo que o CDS deveria pretender era reunir todos os que estão, os que estiveram e os que nunca estiveram mas podem estar”, escreveu numa carta enviada ao secretário-geral.

Abel Matos Santos, porta-voz da Tendência Esperança em Movimento e candidato à liderança do CDS, foi um dos que se chegou a insurgir contra a decisão de adiar a admissão de Manuel Monteiro.

“Esta atitude, ilegal e contrária aos mais elementares princípios morais e éticos, por parte do secretário-geral e, pelos vistos, apoiada pela ainda presidente do CDS, é altamente censurável e revela bem o nível rasteiro a que levaram o CDS“, escreveu numa nota divulgada no Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …