iTind, a “revolução” no tratamento para uma das doenças mais comuns nos homens

urologysa / Flickr

Terapia de radiação para o cancro da próstata numa unidade hospitalar

É uma opção inovadora – e portuguesa – para a Hiperplasia Benigna da Próstata. É implantado por via transuretral.

Há uma nova e “inovadora” opção de tratamento inovadora para a Hiperplasia Benigna da Próstata.

A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens; e é cada mais provável à medida que o homem envelhece.

Traduz-se num aumento do volume da próstata. É um aumento não cancerígeno da próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, responsável pela produção de parte do fluido seminal.

Esta doença pode comprimir a uretra, o canal através do qual a urina é expelida, causando uma série de sintomas urinários desconfortáveis.

Os sintomas mais comuns são: dificuldade em iniciar a micção, fluxo urinário fraco ou interrompido, necessidade de urinar frequentemente, especialmente à noite, sensação de não esvaziar completamente a bexiga e urgência urinária.

Não é cancerígena, não aumenta o risco de cancro da próstata, mas pode mexer com a qualidade de vida devido aos sintomas urinários desconfortáveis.

“Revolução”

Agora o Instituto de Terapia Focal da Próstata apresenta o novo tratamento, o iTind.

É um dispositivo médico que é implantado por via transuretral. Fica na uretra prostática durante 5 a 7 dias, para a dilatar, lê-se em comunicado enviado ao ZAP.

A colocação e a remoção do iTind são procedimentos simples, realizados em regime de ambulatório com sedação ou anestesia local.

É uma “revolução” no tratamento a estes doentes, descreve José Sanches Magalhães, urologista e fundador do Instituto de Terapia Focal da Próstata.

O principal objetivo do iTind é proporcionar um alívio imediato dos sintomas obstrutivos urinários associados à doença, sem causar efeitos adversos na função sexual.

O iTind promete ser uma “alternativa eficaz e minimamente invasiva. Esta solução permite um alívio rápido dos sintomas urinários obstrutivos sem comprometer a função sexual, ideal para aqueles que desejam evitar a medicação contínua ou os riscos de uma cirurgia”.

Uma das vantagens desta opção é a baixa taxa de necessidade de tratamento de resgate nos primeiros quatro anos após o procedimento, estimada em cerca de 11%.

O iTind é adequado para pacientes com próstatas de tamanho entre 20 e 60 ml, incluindo aqueles sem lobo médio ou lobo médio pequeno. E é ideal para quem não quer medicação oral e para quem prefere evitar uma intervenção cirúrgica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.