Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença.

Kelly Rogers, diretora do Centro de Imagens Dinâmicas do WEHI, na Austrália, explicou que muitos dos sintomas graves da malária ocorrem por causa da invasão e crescimento do parasita Plasmodium nos glóbulos vermelhos.

Partindo deste pressuposto, entender como o parasita invade as células vermelhas do sangue pode revelar novas formas de interromper o seu ciclo de vida.

“Usamos a microscopia – especificamente uma abordagem de última geração, a microscopia lattice light sheet (LLSM) – para acompanhar as mudanças celulares e moleculares que ocorrem quando o parasita da malária invade os glóbulos vermelhos”, explicou a investigadora, citada pelo EurekAlert.

Quando pousou na célula, o parasita fez movimentos de “empurrar e puxar” até entrar numa câmara fechada – chamada vacúolo – no interior do glóbulo vermelho, onde cresceu e se multiplicou.

Até agora, os cientistas não sabiam se o vacúolo era derivado do parasita ou da célula hospedeira. “A nossa pesquisa resolveu essa questão, revelando que foi criado a partir da membrana dos glóbulos vermelhos“, disse Rogers.

O nosso estudo pode contribuir de várias maneiras para o desenvolvimento de novos tratamentos. Por exemplo, agora que sabemos que o vacúolo do parasita depende de componentes da membrana dos glóbulos vermelhos, pode ser possível direcionar esses componentes com medicamentos para interromper o ciclo de vida do parasita”, detalhou.

“Esta abordagem dirigida ao hospedeiro pode ser uma forma de contornar a propensão do parasita da malária de desenvolver rapidamente resistência aos medicamentos”, rematou. O artigo científico com os resultados foi publicado a 15 de junho na Nature Communications.

A malária é uma doença transmitida por mosquitos que mata, todos os anos, cerca de 400 mil pessoas em todo o mundo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …

Tribunal Arbitral Internacional afasta Isabel dos Santos da Galp

A Sonangol foi declarada como única proprietária do investimento feito na Galp, segundo a sentença do Tribunal Arbitral Internacional. O Tribunal Arbitral Internacional afastou Isabel dos Santos da Galp. A posição indireta na petrolífera portuguesa era …

Criada ferramenta para ajudar a prever aumentos de covid-19 em países africanos

Uma equipa de investigadores criou uma ferramenta para ajudar a prever aumentos de casos de covid-19 em países africanos. Um dos obstáculos se estiver a tentar orientar as políticas e proteger as pessoas da covid-19 é …

Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República. O …

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …