Não usa internet e esconde-se em “bunkers”. Revelados segredos de Putin

Mikhail Metzel / Sputnik

O Presidente russo, Vladimir Putin.

Vários segredos de Vladimir Putin foram revelados por um antigo capitão do Serviço Federal de Proteção da Rússia, que fugiu para a Turquia no ano passado.

Gleb Karakulov, antigo alto patente do Serviço Federal de Proteção, fugiu da Rússia para Istambul, no ano passado, devido à sua oposição à guerra na Ucrânia. Karakulov concedeu agora uma entrevista ao site Dossier Center, em que revela alguns dos segredos de Vladimir Putin.

O ex-responsável pela segurança no Kremlin não esconde a sua contestação a Putin e chama-o de “criminoso de guerra”.

Karakulov é descrito pelo Dossier Center como “o oficial de inteligência de mais alto prestígio na história recente da Rússia a desertar para o Ocidente”. O russo acompanhou Vladimir Putin em mais de 180 viagens durante 13 anos de serviço.

Sem papas na língua, Karakulov revelou que o Presidente russo continua com muito medo de apanhar covid-19 e teme tentativas de assassinato. Como tal, Putin passa a maior parte do seu tempo isolado e escondido nas suas residências privadas, conhecidas como “bunkers”.

“Tem de haver uma quarentena rígida por duas semanas antes de qualquer evento, mesmo aqueles que duram 15 a 20 minutos”, disse ao Dossier Center. “Há um grupo de funcionários que foram autorizados – que passaram por essa quarentena de duas semanas. Eles são [considerados] ‘limpos’ e podem trabalhar na mesma sala que Putin”.

Karakulov diz ainda que Putin praticamente não usa qualquer tipo de tecnologia. Nos anos que esteve no Serviço Federal de Proteção, nunca viu o líder russo usar um telemóvel nem a utilizar a internet.

Para viagens de longa distância, Putin costuma usar o seu comboio privado. O antigo membro da segurança do Kremlin diz que o Presidente russo prefere este método “porque é menos visível”.

Em viagens ao estrangeiro, Putin leva consigo uma “cabine telefónica”. Um cubo volumoso com cerca de 2,5 metros de altura, que serve de local de trabalho para Putin e onde ele pode comunicar livremente, sem receio de que as suas chamadas sejam intercetadas por agentes internacionais.

Em relação aos rumores de que Vladimir Putin tem uma doença terminal, Karakulov não acredita no que se diz. Putin faz constantemente checkups médicos e “está com melhor saúde do que muitas pessoas da sua idade”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.