“Nem drogas nem álcool”. Revelada a causa da morte de Maradona

A morte de Diego Armando Maradona não esteve relacionada com drogas ilegais ou álcool. Foram-lhe dados psicofármacos que podiam não ser “adequados”.

A imprensa argentina revelou os resultados da autópsia de Diego Maradona, na qual as autoridades não encontraram indícios de drogas ilegais ou álcool na altura da morte. A autópsia revelou que Maradona faleceu “de edema agudo do pulmão secundário e de uma insuficiência cardíaca crónica”.

A agência noticiosa argentina Télam avança que, por sua vez, foram encontrados “psicofármacos” no sangue e na urina do ex-futebolista.



“Venlafaxina, quetiapina, levetiracetam e naltrexona” são, de acordo com os especialistas, arritmogénicos, “ou seja, produzem arritmia” e podiam não ser “adequados para um paciente com problemas cardíacos crónicos”, escreve a Tribuna Expresso.

“O que davam a Maradona eram psicofármacos e nenhum medicamento para a sua condição cardíaca”, explica um dos investigadores. Nenhum deles é considerado ideal para tratar “uma miocardiopatia dilatada”.

Os investigadores dizem ainda que o peso do coração de Maradona era de 503 gramas, “cerca do dobro do peso normal”. O fígado do argentino apresentava um “quadro cirrótico provável”, os pulmões tinham uma “rotura de septos alveolares” e um “foco com edema intra-alveolar”, já os rins mostraram uma “necrose tubular aguda”.

Horas antes de ser conhecido publicamente o resultado da autópsia de Diego Maradona, a sua filha mais nova, Gianinna Maradona, através do Twitter, atirou-se às pessoas que pensavam que drogas ou álcool tinham sido responsáveis pela morte de ‘El Pibe’.

“Todos os filhos da p*** à espera que a autópsia do meu pai tenha drogas, marijuana e álcool. Não sou médica e via-o muito inchado. A voz robótica. Não era a voz dele. Estava a acontecer e eu é que era a louca desequilibrada”, escreveu a ex-mulher do futebolista de Sergio Agüero.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Se não morreu do mal, morreu da cura, assunto resolvido! Como futebolista foi enorme, como homem pouco valeu, que descanse em paz e que o seu trajeto por cá sirva de reflexão para muitos de nós.

    • Não digas que como homem pouco valeu porque a autópsia comprovou que ele tinha um grande coração.

      Lamento a piada de humor negro e para alguns de mau humor… mas não resisti 🙂
      Nunca estive com ele, não o posso avaliar como homem, mas como jogador marcou uma época.

      • Boa! Como homem também parece ter tido a sua parte positiva, mas infelizmente a negativa parece ter suplantado a primeira, por vezes o dinheiro é traiçoeiro quando a pessoa é fraca de carácter.

      • Olha que a hipertrofia cardíaca está associada à prática de muitos desportos aeróbicos de forma regular (corrida, natação, ciclismo, futebol…) e não constitui uma deficiência, antes pelo contrário. Geralmente é resultado da hipertrofia do ventrículo esquerdo em consequência da necessidade de bombear uma grande quantidade de sangue para os músculos durante a prática desportiva. Em repouso, geralmente está associada a frequências cardíacas abaixo dos 60 batimentos por minuto. E há casos até de 30 batimentos por minuto (penso mesmo que havia um ciclista que tinha apenas 27).

  2. Venlafaxina, quetiapina, levetiracetam e naltrexona são drogas, pelo menos a venlafaxina e´bem pior que qualquer uma das dorgas pesadas que andam por aí. Coitado, como ele há muitos por aí a bater a bota com estes psicofármacos, nome chique para droga.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      A expressão usada foi alterada para “edema pulmonar agudo secundário”.
      Caso tenha sugestão melhor, agradecemos o seu contributo.

      • A diferença é grande, ZAP. Uma coisa é termos o pulmão secundário com um edema (acumulação de líquidos num tecido corporal), outra coisa é termos um edema pulmonar como sendo algo secundário, porque aí, não é o pulmão que está em jogo, mas sim a própria doença – que, lembro, não pode existir no vazio.

        A questão semântica é muito importante quando fazem referência a problemas em órgãos humanos, ou outros.

    • Todos nós temos dois pulmões. Um primário e outro secundário, este último apenas utilizado enquanto pneu suplente. Neste caso o furo deu-se no pneu suplente 😉

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …