Mergulhadores encontram restos mortais de soldado medieval num lago da Lituânia

(dr) A. Matiukas

Há mais de 500 anos, o cadáver de um soldado medieval assentou no fundo de um lago na Lituânia. Durante séculos, permaneceu escondido sob a lama.

Uma equipa composta por arqueólogos e mergulhadores encontrou os restos mortais de um soldado medieval no fundo do lago Asveja, na Lituânia. Além do cadáver consideravelmente conservado, os especialistas descobriram alguns pertences, entre eles uma espada e roupa.

Citada pelo Live Science, a arqueóloga Elena Pranckėnaitė, da Universidade Klaipėda, na Lituânia, disse que as correntes de água terão depositado sedimentos que, com o tempo, cobriram os restos morais do soldado.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius, também na Lituânia, examinaram o corpo e relataram que a pessoa em questão era do sexo masculino e morreu no século XVI. Não se sabem, ainda, as causas da morte. Os pertences recuperados no fundo do lago apontam para a situação militar do homem.

Pranckėnaitė informou que já foram encontrados restos mortais de soldados na Lituânia, mas esta é a primeira vez que um soldado medieval é encontrado debaixo de água.

A Dubingiai Bridge, uma das maiores pontes de madeira ainda em uso na Lituânia, foi construída em 1934, e as suas vigas deterioradas estão agora a ser substituídas por postes de metal. Foi durante a obra que os mergulhadores fizeram esta descoberta, a cerca de 9 metros de profundidade.

“Por enquanto, presumimos que os restos mortais descobertos podem estar relacionados com a antiga ponte, um caminho até ao castelo Dubingiai, que ficava no topo de uma colina na margem do Lago Asveja”, disse Pranckėnaitė.

Esta descoberta “é realmente ‘recente’ e os dados precisam ainda de ser analisados ​​cuidadosamente”. “Esperamos ‘contar a história’ deste soldado em, pelo menos, um ano”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …

Governo vai criar uma agência de emprego para pessoas com deficiência

O Governo vai criar uma agência de emprego para deficientes, um programa de investimento de apoio ao trabalho, mas também às empresas que contratem, que será de âmbito nacional e que deverá arrancar no primeiro …

Investigadores espanhóis descobrem nova estirpe do vírus num caso de reinfeção

Uma equipa de investigadores do serviço de Microbiologia e Doenças Infeciosas do Hospital Gregorio Marañón de Madrid descobriu que a reinfeção pelo novo coronavírus numa mulher teve origem numa estirpe diferente do SARS-CoV-2. O estudo baseia-se …