Descobertos restos de naufrágio que podem ser da nau de Colombo

PD / Wikimedia

Colombo na Santa Maria em 1492, pintura de Emanuel Leutze (1855)

Colombo na Santa Maria em 1492, pintura de Emanuel Leutze (1855)

Os restos de um barco naufragado encontrados ao largo da costa do Haiti podem pertencer ao Santa Maria, o navio almirante de Cristóvão Colombo na sua primeira viagem à América, avançaram hoje investigadores.

De acordo com a Agência France Presse, a conferência de imprensa para revelar os detalhes da descoberta que os cientistas acreditam ser uma parte da História está prevista para quarta-feira em Nova Iorque.

O barco foi encontrado na zona onde Colombo disse que o Santa Maria encalhou há mais de 500 anos, disse o explorador subaquático Barry Clifford.

Cristóvão Colombo chegou à América em 1492 com uma frota que incluía 3 naus: a Santa Maria, a Nina e a Pinta.

Clifford acredita que a expedição que liderou para encontrar os destroços pode finalmente ter descoberto provas suficientes para comprovar a sua autenticidade.

Freebooter17 / Wikimedia

O explorador subaquático Barry Clifford

O explorador subaquático Barry Clifford

“Todo a geografia, topografia subaquática e evidências arqueológicas sugerem fortemente que estas ruínas são do famoso barco de Colombo, o Santa Maria”, declarou Clifford, um investigador arqueológico marítimo que vive em Massachusetts.

“Estou confiante de que uma escavação completa do barco naufragado irá produzir a primeira evidência arqueológica marinha detalhada da descoberta da América “, afirmou em comunicado.

A história foi relatada pela primeira vez pelo jornal Independent, que citou o arqueólogo marítimo americano Charles Beeker, da Universidade de Indiana, dizendo que a descoberta de Clifford era “muito atraente”.

Beeker participou numa recente expedição ao Haiti e inspecionou o local do naufrágio, considerando que “merece uma investigação científica detalhada para obter artefactos de diagnóstico”, sendo necessária uma escavação para confirmar a descoberta.

Barry Clifford, de 68 anos, é conhecido por ter descoberto e escavado os primeiros restos completamente verificados do naufrágio de um barco pirata, em 1984.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …