Descobertos restos de naufrágio que podem ser da nau de Colombo

PD / Wikimedia

Colombo na Santa Maria em 1492, pintura de Emanuel Leutze (1855)

Colombo na Santa Maria em 1492, pintura de Emanuel Leutze (1855)

Os restos de um barco naufragado encontrados ao largo da costa do Haiti podem pertencer ao Santa Maria, o navio almirante de Cristóvão Colombo na sua primeira viagem à América, avançaram hoje investigadores.

De acordo com a Agência France Presse, a conferência de imprensa para revelar os detalhes da descoberta que os cientistas acreditam ser uma parte da História está prevista para quarta-feira em Nova Iorque.

O barco foi encontrado na zona onde Colombo disse que o Santa Maria encalhou há mais de 500 anos, disse o explorador subaquático Barry Clifford.

Cristóvão Colombo chegou à América em 1492 com uma frota que incluía 3 naus: a Santa Maria, a Nina e a Pinta.

Clifford acredita que a expedição que liderou para encontrar os destroços pode finalmente ter descoberto provas suficientes para comprovar a sua autenticidade.

Freebooter17 / Wikimedia

O explorador subaquático Barry Clifford

O explorador subaquático Barry Clifford

“Todo a geografia, topografia subaquática e evidências arqueológicas sugerem fortemente que estas ruínas são do famoso barco de Colombo, o Santa Maria”, declarou Clifford, um investigador arqueológico marítimo que vive em Massachusetts.

“Estou confiante de que uma escavação completa do barco naufragado irá produzir a primeira evidência arqueológica marinha detalhada da descoberta da América “, afirmou em comunicado.

A história foi relatada pela primeira vez pelo jornal Independent, que citou o arqueólogo marítimo americano Charles Beeker, da Universidade de Indiana, dizendo que a descoberta de Clifford era “muito atraente”.

Beeker participou numa recente expedição ao Haiti e inspecionou o local do naufrágio, considerando que “merece uma investigação científica detalhada para obter artefactos de diagnóstico”, sendo necessária uma escavação para confirmar a descoberta.

Barry Clifford, de 68 anos, é conhecido por ter descoberto e escavado os primeiros restos completamente verificados do naufrágio de um barco pirata, em 1984.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …