Descobertos restos de naufrágio que podem ser da nau de Colombo

PD / Wikimedia

Colombo na Santa Maria em 1492, pintura de Emanuel Leutze (1855)

Colombo na Santa Maria em 1492, pintura de Emanuel Leutze (1855)

Os restos de um barco naufragado encontrados ao largo da costa do Haiti podem pertencer ao Santa Maria, o navio almirante de Cristóvão Colombo na sua primeira viagem à América, avançaram hoje investigadores.

De acordo com a Agência France Presse, a conferência de imprensa para revelar os detalhes da descoberta que os cientistas acreditam ser uma parte da História está prevista para quarta-feira em Nova Iorque.

O barco foi encontrado na zona onde Colombo disse que o Santa Maria encalhou há mais de 500 anos, disse o explorador subaquático Barry Clifford.

Cristóvão Colombo chegou à América em 1492 com uma frota que incluía 3 naus: a Santa Maria, a Nina e a Pinta.

Clifford acredita que a expedição que liderou para encontrar os destroços pode finalmente ter descoberto provas suficientes para comprovar a sua autenticidade.

Freebooter17 / Wikimedia

O explorador subaquático Barry Clifford

O explorador subaquático Barry Clifford

“Todo a geografia, topografia subaquática e evidências arqueológicas sugerem fortemente que estas ruínas são do famoso barco de Colombo, o Santa Maria”, declarou Clifford, um investigador arqueológico marítimo que vive em Massachusetts.

“Estou confiante de que uma escavação completa do barco naufragado irá produzir a primeira evidência arqueológica marinha detalhada da descoberta da América “, afirmou em comunicado.

A história foi relatada pela primeira vez pelo jornal Independent, que citou o arqueólogo marítimo americano Charles Beeker, da Universidade de Indiana, dizendo que a descoberta de Clifford era “muito atraente”.

Beeker participou numa recente expedição ao Haiti e inspecionou o local do naufrágio, considerando que “merece uma investigação científica detalhada para obter artefactos de diagnóstico”, sendo necessária uma escavação para confirmar a descoberta.

Barry Clifford, de 68 anos, é conhecido por ter descoberto e escavado os primeiros restos completamente verificados do naufrágio de um barco pirata, em 1984.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.