“A partir de Lisboa, o resto do país é visto como uma colónia”, diz Rui Moreira

10

Fernando Veludo / Lusa

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, rejeita uma candidatura a Belém no futuro e diz que até se sente mais em casa na Galiza do que na capital portuguesa.

“A partir de Lisboa, o resto do país é visto como uma colónia. E o Presidente da República, que é muito popular, não quer fazê-lo. É uma guerra perdida”, disse o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, em entrevista ao jornal La Voz de Galicia. O autarca mostra-se cético em relação ao processo de regionalização que está previsto.

Rui Moreira criticou o papel da Comissão de Coordenação da Região Norte nas relações entre o Norte de Portugal e a Galiza, que hoje é “determinada pelo Estado central” e que outrora teve personalidades como Valente de Oliveira e Braga da Cruz.

“Olhamos-la um pouco de lado, não tem representação política, não tem poder”, disse o político, citado pelo Diário de Notícias.

O autarca portuense defendeu ainda uma “coligação ibérica”, ao estilo dos países do Norte da Europa, da Benelux e da Escandinávia.

Para fortalecer a ligação entre os dois países, Rui Moreira defende uma ligação ferroviária entre Setúbal e Corunha.

“Não vou sair do Porto. E se saísse não seria para Lisboa”, disse ainda Rui Moreira, recusando assim uma eventual candidatura à Presidência da República no futuro.

ZAP //

10 Comments

  1. QUAIS COLÓNIAS?? O povo português tem de ser uma frente unida, e não um conjunto de “frentes individualistas, egocêntricas e inconsequentes”.

  2. Chama-se a isto populismo à moda dos futebóis
    Não sei como há gente que vai na conversa deste fulano sempre a insultar as outras regiões do país inclusivé o próprio norte.

  3. Rui Moreira tem toda a razão. À semelhança de outros países pouco desenvolvidos e com resquícios de imperialismo, há uma macrocefalia da capital, alimentada pela canalização dos recursos do resto do território. Este tipo de grandeza e domínio é artificial e promovido politicamente. Se Lisboa deixasse de ser capital e o permanente sorvedouro dos recursos do país, tornar-se-ia pouco mais que um bairro de lata gigante. Países mais evoluídos, como Holanda, Suíça ou Estados Unidos, mostram que uma capital pode e deve existir sem gigantismos artificiais e sem obliterar o resto do país.

  4. É uma autentica vergonha e falta de responsabilidade alguém dizer uma coisa destas, para mais numa posição como a de Rui Moreira. Parece que apesar de tudo, a cidade do Porto e as suas gentes continuam com um complexo de inferioridade típico de pobres de espirito!

    • Ele apenas constatou a realidade do país. E fez muito bem. Lisboa trata o resto do país como uma cambada de parolos quando no fundo em Lisboa é que eles estão todos reunidos. Basta ver a vergonha que foi a instrumentalização da TAP no sentido de favorecer Lisboa em detrimento do Porto com o desvio de milhares de turistas da Galiza para o aeroporto de Lisboa.

  5. “colónia” é exagero, PAISAGEM é a palavra certa. Na minha terra não temos esgotos, muitos não tem água canalizada, a TDT é fraca, a 4G não existe (2,5 as vezes 3)….. e muitos são piores, longe dos hospitais, estradas fracas e sinuosas…Sim vivo em Portugal !!!

  6. O maior problema de Lisboa é que tem muitos lisboetas. Tipicamente inchados, gozões e arrogantes, que olham com sobranceria e desdém para os restantes portugueses como se estes lhes devessem algum tipo de vassalagem. Apressam-se a chamar parolos e provincianos a todos os que não caiam nas suas boas graças, ou seja, não prestem a devida vassalagem. Julgam-se uns iluminados, talvez de uma casta superior, mas são na verdade uns tristes, mesquinhos e tacanhos, demasiado absorvidos no seu próprio mundinho, os verdadeiros parolos e provincianos que nunca saem do seu bairro, orgulhosos da sua capital ignorância.

    • Tal e qual.
      E os habitantes do Porto?
      São diferentes em relação aos outros?
      E os de Coimbra?
      Tenha juízo homem, e não embale nas alarvices de parôlos como o Rui Moreira

      • Há pessoas arrogantes.
        Há pessoas simpáticas.
        Há pessoas más, que também são arrogantes.
        Há pessoas bipolares.

        Mas não há governo, nem presidência.

        Habitantes são habitantes.
        Habitantes são residentes.
        Residentes pagam impostos.
        Habitantes são residentes que pagam impostos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.