Restaurar as míticas pães de forma da Volkswagen deu em bom negócio

vintagevans.vwresto / Facebook

Uma "Kombi" recuperada, uma família feliz

Uma “Kombi” recuperada, uma família feliz

O restauro de carrinhas modelo Kombi da Volkswagen, mais conhecidas como pães de forma, começou há nove anos como “uma brincadeira” para António Rodrigues, mas é hoje um negócio cada vez mais procurado.

A Vintage Vans, no Seixal, dedica-se exclusivamente ao restauro de carrinhas Volkswagen Kombi, as icónicas pães de forma, cujo fabrico se iniciou nos anos 1950 e foi entretanto interrompido.

Nunca foi um projeto pensado de raiz. Começou devagarinho e a determinada altura começou a haver muitas solicitações e começámos a fazer disto um negócio”, recordou António Rodrigues, o dono da oficina, em declarações à Lusa.

A procura é “muita”, notou, referindo que “nos últimos cinco anos evoluiu muito”.

Os trabalhos da Vintage Vans são requisitados sobretudo por coleccionadores, embora também já tenham aparecido algumas empresas, que querem utilizar as carrinhas para fazer campanhas móveis.

O restauro demora cerca de um ano, o que se explica com um processo que passa por “desmanchar a carrinha, decapar, reparar tudo o que é chapa”, alterar a parte mecânica toda, pintar, reparar estofos, entre outros.

“Estamos a falar de um carro 100% restaurado”, algo que custará entre os 70 e os 100 mil euros, mas poderá ir mesmo até aos 300 mil euros.

Iguais ou melhores que as originais

Os preços podem parecer elevados, mas António Rodrigues garante que “só assim se pode conceber um restauro de um carro”.

“Fala-se destes valores e as pessoas chocam-se”, disse, comentando que “é possível pôr-se um carro destes a andar por 15 ou 20 mil euros, não pode é dizer-se que é um carro restaurado”.

Nas carrinhas que chegam à Vintage Vans não há nenhum parafuso que não seja zincado nem uma peça que não seja cromada.

“Recorremos a estofos que são fabricados nos Estados Unidos, que é a única empresa que faz estofos iguais aos originais, e um sem número de peças que são todas tratadas uma a uma. Para restaurar tudo são muitas peças e é muito trabalho, muita mão-de-obra”, referiu.

António Rodrigues garante que vale a pena o investimento, já que as pães de formaficarão iguais ou melhores que novos“.

“Dantes eram utilizados outro tipo de materiais, em termos mecânicos eram melhores seguramente, em termos de preparação de chapa e de pintura tenho algumas dúvidas”, disse.

vintagevans.vwresto / Facebook

Nas carrinhas que chegam à Vintage Vans não há nenhum parafuso que não seja zincado nem uma peça que não seja cromada.

Nas carrinhas que chegam à Vintage Vans não há nenhum parafuso que não seja zincado nem uma peça que não seja cromada.

Hoje trabalham na Vintage Vans oito pessoas. No início era apenas António Rodrigues, que “não tinha formação em Mecânica”.

“Não se aprende sozinho. Com quem sabe, vai-se aprendendo. Lê-se, procura-se. Hoje com a Internet é um mundo de informação, se a gente tiver boa vontade e gostar é relativamente fácil aprender”, disse, referindo que no caso das pães de forma “é tudo mecânica, não é como os carros de hoje em que é tudo eletrónica”.

O modelo Komb da Volskwagen começou a ser vendido em 1950. Em 1979 deixou de ser produzido no seu país de origem, a Alemanha, o que foi acontecendo também noutros países que o fabricavam.

Restou o Brasil, que fabricou o modelo até ao ano passado, altura em que o fabricante foi forçado a fechar portas

Razão: a nova legislação brasileira, que obriga os veículos a ter airbags duplos e sistema ABS.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais um chupista que anda para aí a enganar o povo..

    Pelos 70 a 100mil que ele diz, construía umas 2 ou 3 novas praticamente de raís.

    Pelos 300 mil nem é moralmente correcto dizer que pode chegar a esse valor..

    enfim.. é o país em que andamos que quem faz algo que não tem muitos a fazer, julga que pode meter os preços que quiser.

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …