Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

belcanto.pt

O chef José Avillez na cozinha do restaurante Belcanto

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição.

No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, em Lisboa, estava na lista dos 100 melhores do mundo, no 75ª lugar.

José Avillez está em em Singapura, onde ainda decorre a cerimónia. O chef assumiu o comando do Belcanto em 2012, ano em que ganhou a primeira estrela Michelin – arrecadaria uma segunda dois anos depois.

No site do The World’s 50 Best Restaurants, o Belcanto – que este ano sobe 33 posições – é apresentado como o restaurante que mostra as cores verdadeiras da culinária de Lisboa.

Eleito como melhor restaurante do mundo, surge o francês Mirazur (Menton). O dinamarquês Noma (Copenhaga) alcança a segunda posição na lista, enquanto o Asador Etxebarri (Axpe, Espanha) ficou com o terceiro lugar.

Apesar de se referir “aos 50 melhores do mundo” a lista incluiu 120 restaurantes – uma homenagem à água S. Pellegrino e Acqua Parma que este ano celebra 120 anos de existência.

Outra das novidades, é que entre as 1040 pessoas que votam para eleger os melhores, há 500 mulheres – um compromisso com a igualdade de género.

Este ano, existe igualmente uma nova categoria: Best of the Best (os melhores dos melhores). O objetivo é deixar espaço para que os primeiros lugares não sejam sempre ocupados pelos mesmos. Assim lá surgem, por exemplo, o El Bulli, The Fat Duck e o El Celler de Can Roca, o Noma original, entre outros.

O primeiro restaurante português a entrar na lista dos melhores do mundo foi o O Vila Joya, no Algarve, que alcançou o 22.º lugar em 2014. O Belcanto foi destacado pela primeira vez em 2015, ocupando a 91.ª posição. No site, já com a lista dos 50 melhores actualizada, é valorizada a utilização dos produtos da costa portuguesa e dado destaque ao prato Mergulho no mar, uma criação de 2007, um robalo com algas e bivalves ou o Leitão revisitado, com batata frita, laranja e salada.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Três leopardos fugiram de um Zoo na China (e autoridades esconderam episódio da população)

O Hangzhou Safari Park, na China, pediu "sinceras desculpas" por ter demorado quase uma semana a avisar que três dos seus leopardos tinham escapado da propriedade em Hangzhou. Um dos animais ainda continua desaparecido. As …

BPI multiplica lucros por dez no primeiro trimestre

O banco BPI obteve um lucro de 60 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, multiplicando por dez o resultado líquido obtido no período homólogo de 2020, resultado justificado pelo alívio na constituição de …

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …