Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

(dr) Oma's Küche

Oma’s Küche, a cozinha da avó. Mas criança não entra

Chamado “cozinha da avó” em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um “oásis de paz” aos seus clientes.

Um restaurante na estância balnear de Binz, na ilha alemã de Rügen, no Mar Báltico, decidiu proibir a entrada de crianças até 14 anos a partir das 17 horas.

“Já estávamos a pensar nisto há bastante tempo”, afirmou Rudolf Markl, dono do estabelecimento, chamado Oma’s Küche. “Mas há uma hora em que chegamos ao limite, e dizemos agora chega“, explica o proprietário, recordando os inconvenientes já causados por menores no local.

O objectivo do comerciante é evitar a repetição de situações vividas no passado, nas quais, segundo o proprietário, “crianças incomodam os outros clientes, puxando as toalhas das mesas e entornando taças de vinho”.

Rudolf Markl afirma que a medida não é contra as crianças em si, mas sim contra determinados pais, que não conseguem educar seus filhos e nem reagem quando os menores incomodam os outros vizinhos de mesa. “Eles se limitam a responder com um sorriso, continuam comendo e não se interessam”, acrescenta Markl.

Lars Schwarz, presidente da associação hoteleira da Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, estado em que o restaurante se encontra, mostra-se céptico com a medida, mas reconhece que os empresários têm o direito de decidir livremente quem aceitam ou não nos seus estabelecimentos.

A medida provocou críticas na imprensa alemã e nas redes sociais. Mas Markl afirma que muitos elogiam a sua decisão, e sustenta que a repercussão ao seu intuito de oferecer “um oásis de paz” aos clientes tem sido positiva.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Típico de um certo tipo de alemães. Uma vez em Berlim o meu filhote de quatro anos teve de fazer xixi encostado a uma árvore de um jardim, pois não havia nenhuma casa de banho por perto, e uma senhora alemã, que andava a passear os cães, fartou-se de desatinar connosco, quando os cães dela estavam a fazer exatamente o mesmo ou pior.

    • Bom… Os cães têm desculpa e é normal urinarem na rua. O seu mais novo provavelmente nesse caso teve razões por não haver WC perto, mas é evidente que é mais normal e aceitável cães fazerem xixi na rua, do que crianças.

  2. Eu acho muitíssimo bem que haja locais onde só possam entrar crianças a partir de certa idade. Os adultos também têm direito a disfrutar de uma refeição paga, sem ter de levar com us urros insanos e os trinados desvairados de criancinhas neuróticas. Ainda por cima quando já nem se pode pregar uma boa galheta nos nossos próprios filhos, quando é merecida… Que vem logo a Assistência Social apresentar serviço.

  3. uma das minhas filhas, quando era pequenita, tinha dias em que resolvia estar irrequieta em restaurantes, e então ou eu ou o pai, saíamos da sala enquanto o outro tomava a refeição e depois substituamos-nos . Fosse almoço ou jantar.
    Concordo perfeitamente com a decisão deste restaurante. Há de facto miúdos insuportáveis, e os restantes não tem obrigação de os suportar

RESPONDER

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …