Restauração e hotelaria criticam medidas do Governo e preveem “colapso”

Miguel A. Lopes / Lusa

Tanto o setor da restauração como o da hotelaria consideram que as novas medidas impostas pelo Governo para o estado de emergência são um “grande golpe”.

Entre outras medidas do estado de emergência, o Governo impôs um recolher obrigatório nos dois próximos fins de semana, a partir das 13h. Esta particular limitação preocupa imenso o setor da restauração e da hotelaria, que classificam como um “grande golpe”.

Citada pelo Expresso, a Associação Nacional de Restaurantes diz que “será necessário um montante colossal” para evitar “a hecatombe”. A associação acusa o Governo de paralisar “quase por completo” um setor já “à beira da bancarrota” e defende a criação de um gabinete de crise para acompanhar a atividade.

“Os restaurantes mantêm-se abertos, mas completamente vazios, pois a ordem é para os portugueses ficarem em casa e, nos próximos fins de semana, os restaurantes continuarão abertos, mas só com entregas ao domicílio”, explicou a Associação Nacional de Restaurantes em comunicado.

Por sua vez, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou “absolutamente insuficientes” os subsídios e crédito a fundo perdido às empresas. A associação argumenta que os novo apoios decididos pelo Governo ficam “muito aquém” daquilo que considera suficiente para que as empresas mais afetadas evitem insolvências e despedimentos coletivos.

“A grave crise económica e financeira que assola as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico exige a implementação de medidas excecionais que garantam a sua sobrevivência e a manutenção dos postos de trabalho”, lê-se no comunicado divulgado pela AHRESP e citado pelo Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou completamente de acordo com os empresários da restauração.O problema do Covid não está nos restaurantes pois estes,ainda são os que melhor cumprem as regras.Também acho que o governo mais uma vez está a dar prova de um total descontrolo da situação.Não devemos de esquecer o desastre dos incêndios onde o governo não foi capaz de controlar coisa nenhuma ainda hoje,há pessoas a sofrer por causa do Costa e seu governo.O Trump já foi mas,há muitos mais políticos que devem montar nos patins e mais não digo.

  2. Raul Soares, só uma pequena observação ao comentário que fez.
    Nós sabemos muito bem que há restaurantes que não cumprem minimamente o que é exigido, mas também sabemos que há outros e muitos, que o fazem.

RESPONDER

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …