Restauração e hotelaria criticam medidas do Governo e preveem “colapso”

Miguel A. Lopes / Lusa

Tanto o setor da restauração como o da hotelaria consideram que as novas medidas impostas pelo Governo para o estado de emergência são um “grande golpe”.

Entre outras medidas do estado de emergência, o Governo impôs um recolher obrigatório nos dois próximos fins de semana, a partir das 13h. Esta particular limitação preocupa imenso o setor da restauração e da hotelaria, que classificam como um “grande golpe”.

Citada pelo Expresso, a Associação Nacional de Restaurantes diz que “será necessário um montante colossal” para evitar “a hecatombe”. A associação acusa o Governo de paralisar “quase por completo” um setor já “à beira da bancarrota” e defende a criação de um gabinete de crise para acompanhar a atividade.

“Os restaurantes mantêm-se abertos, mas completamente vazios, pois a ordem é para os portugueses ficarem em casa e, nos próximos fins de semana, os restaurantes continuarão abertos, mas só com entregas ao domicílio”, explicou a Associação Nacional de Restaurantes em comunicado.

Por sua vez, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou “absolutamente insuficientes” os subsídios e crédito a fundo perdido às empresas. A associação argumenta que os novo apoios decididos pelo Governo ficam “muito aquém” daquilo que considera suficiente para que as empresas mais afetadas evitem insolvências e despedimentos coletivos.

“A grave crise económica e financeira que assola as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico exige a implementação de medidas excecionais que garantam a sua sobrevivência e a manutenção dos postos de trabalho”, lê-se no comunicado divulgado pela AHRESP e citado pelo Expresso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou completamente de acordo com os empresários da restauração.O problema do Covid não está nos restaurantes pois estes,ainda são os que melhor cumprem as regras.Também acho que o governo mais uma vez está a dar prova de um total descontrolo da situação.Não devemos de esquecer o desastre dos incêndios onde o governo não foi capaz de controlar coisa nenhuma ainda hoje,há pessoas a sofrer por causa do Costa e seu governo.O Trump já foi mas,há muitos mais políticos que devem montar nos patins e mais não digo.

  2. Raul Soares, só uma pequena observação ao comentário que fez.
    Nós sabemos muito bem que há restaurantes que não cumprem minimamente o que é exigido, mas também sabemos que há outros e muitos, que o fazem.

RESPONDER

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …