Restauração e hotelaria criticam medidas do Governo e preveem “colapso”

Miguel A. Lopes / Lusa

Tanto o setor da restauração como o da hotelaria consideram que as novas medidas impostas pelo Governo para o estado de emergência são um “grande golpe”.

Entre outras medidas do estado de emergência, o Governo impôs um recolher obrigatório nos dois próximos fins de semana, a partir das 13h. Esta particular limitação preocupa imenso o setor da restauração e da hotelaria, que classificam como um “grande golpe”.

Citada pelo Expresso, a Associação Nacional de Restaurantes diz que “será necessário um montante colossal” para evitar “a hecatombe”. A associação acusa o Governo de paralisar “quase por completo” um setor já “à beira da bancarrota” e defende a criação de um gabinete de crise para acompanhar a atividade.



“Os restaurantes mantêm-se abertos, mas completamente vazios, pois a ordem é para os portugueses ficarem em casa e, nos próximos fins de semana, os restaurantes continuarão abertos, mas só com entregas ao domicílio”, explicou a Associação Nacional de Restaurantes em comunicado.

Por sua vez, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou “absolutamente insuficientes” os subsídios e crédito a fundo perdido às empresas. A associação argumenta que os novo apoios decididos pelo Governo ficam “muito aquém” daquilo que considera suficiente para que as empresas mais afetadas evitem insolvências e despedimentos coletivos.

“A grave crise económica e financeira que assola as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico exige a implementação de medidas excecionais que garantam a sua sobrevivência e a manutenção dos postos de trabalho”, lê-se no comunicado divulgado pela AHRESP e citado pelo Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou completamente de acordo com os empresários da restauração.O problema do Covid não está nos restaurantes pois estes,ainda são os que melhor cumprem as regras.Também acho que o governo mais uma vez está a dar prova de um total descontrolo da situação.Não devemos de esquecer o desastre dos incêndios onde o governo não foi capaz de controlar coisa nenhuma ainda hoje,há pessoas a sofrer por causa do Costa e seu governo.O Trump já foi mas,há muitos mais políticos que devem montar nos patins e mais não digo.

  2. Raul Soares, só uma pequena observação ao comentário que fez.
    Nós sabemos muito bem que há restaurantes que não cumprem minimamente o que é exigido, mas também sabemos que há outros e muitos, que o fazem.

RESPONDER

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …

Após o assassinato de Noor Mukadam, Paquistão tem "epidemia de terrorismo de género" em mãos

Noor Mukadam foi alegadamente torturada e decapitada pelo filho de um magnata paquistanês. O país vê-se agora com uma "epidemia de terrorismo de género" em mãos. Zahir Zakir Jaffer foi detido por suspeita do assassinato premeditado …

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …

PIB tem de crescer quase 6% no segundo semestre para as previsões do governo serem cumpridas

Mesmo com o crescimento histórico de 15,5% no segundo trimestre de 2021, a economia vai ter de chegar a valores pré-pandemia para se cumprir o objectivo de 5% de crescimento anual apontado pelo Ministro das …

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …

Demolição do prédio Coutinho começa esta segunda-feira

O processo de demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, começa esta segunda-feira. Em comunicado, o gabinete do Ministério do Ambiente informa que o ministro João Pedro Matos Fernandes “vai presidir à cerimónia de …

Atleta bielorrussa forçada a abandonar Tóquio está sob proteção da polícia japonesa

Polémica iniciou-se depois de velocista ter denunciado a inscrição do seu nome na estafeta de 4x400m sem o seu conhecimento, o que terá acontecido, segundo a própria, por as restantes atletas bielorrussas não terem viajado …

Manuel Pinho diz que aceitar um cargo político "foi um erro enorme"

Quatro anos depois de ter sido constituído arguido no processo EDP, o ex-ministro da Economia esteve, na última sexta-feira, a ser interrogado no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). De acordo com o semanário …