Resposta ao medo em bebés pode ser moldada pelo microbioma intestinal

Cientistas descobriram que até a resposta ao medo em bebés pode ser parcialmente determinada pela composição das bactérias que vivem dentro do intestino.

Tal como conta o site Science Alert, uma equipa descobriu que bebés com microbiomas intestinais menos equilibrados mostraram mais medo numa certa experiência, em comparação com bebés cujas bactérias intestinais eram, no geral, mais equilibradas.

Nessa experiência, mais de 30 crianças, com cerca de um ano de idade, foram surpreendidas por um investigador que usava uma série de máscaras como, por exemplo, de um cavalo, de um macaco ou de um extraterrestre.

Para cada bebé, os cientistas avaliaram a expressão facial, a angústia vocal, a expressão corporal, o comportamento de fuga e a resposta ao susto.

Curiosamente, quando estes resultados foram comparados com outro conjunto de dados do mesmo grupo de crianças (uma análise das suas fezes, recolhidas quando tinham um mês de vida e um ano), foi encontrada uma ligação entre a composição do seu microbioma intestinal e os seus níveis de medo na experiência.

Mais especificamente, menor abundância de Bacteroides e maior abundância de bactérias como Veillonella, Dialister, Bifidobacterium, Lactobacillus e um género não identificado de Clostridia foram associados a um comportamento de maior medo.

A equipa destaca que não há necessariamente algo de errado na resposta destes bebés, embora considerem que, em algum momento da vida, aprender como controlar o medo é um elemento importante para a saúde mental.

“As reações de medo são uma parte normal do desenvolvimento infantil. As crianças devem estar cientes das ameaças no seu ambiente e estar prontas para reagir. Mas se não puderem impedir essa reação quando estiverem seguras, podem correr um maior risco de desenvolver ansiedade e depressão mais tarde na sua vida”, explica Rebecca Knickmeyer, pediatra e neurocientista da Universidade Estadual do Michigan e uma das autoras do estudo publicado, a 2 de junho, na revista científica Nature Communications.

É importante destacar que este foi apenas um estudo piloto, com um grupo de amostra muito pequeno e pouco diversificado. “Como tal, estas descobertas devem ser tratadas com precaução até serem replicadas”, aconselham os cientistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …