Respirar ar poluído retira anos de vida às pessoas

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e que sete milhões morrem a cada ano devido a esse risco. A poluição do ar é um problema crescente em todo o mundo e foi o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente, assinalado na quarta-feira.

Segundo um artigo do Vox, o ar da Índia é um dos piores do mundo. Tendo em consideração para o ‘ranking’ mundial para a poluição de partículas, 11 das 12 cidades com os níveis mais elevados encontram-se no país.

Os compostos de ozónio, enxofre e nitrogénio, bem como as partículas finas, podem desencadear problemas respiratórios e cardíacos, exacerbar doenças e, assim, diminuir os anos de vida. Um estudo de 2015 mostrou que a poluição do ar na Índia reduziu em 3,2 anos a expetativa média de vida de 660 milhões de pessoas.

Em 2018, o Energy Policy Institute, da Universidade de Chicago, criou uma ferramenta interativa – Air Quality Life Index – que calcula quantos anos de vida as pessoas que vivem em determinada zona poderiam ganhar se a qualidade do ar melhorasse para atender às diretrizes da OMS. A organização mundial considera que o limite seguro são 10 microgramas de partículas finas por metro cúbico, em média, por ano.

Não é surpreendente, portanto, que lugares com o ar mais sujo tenham mais a ganhar. Em média, a Índia aumentaria 4,3 anos na expetativa de vida, enquanto a China veria um aumento de 2,9 anos.

A maior parte dos estados dos Estados Unidos têm uma média de poluição atmosférica por partículas abaixo do limiar de segurança da OMS. Isso indica que “não há muito espaço para o país melhorar quanto à expetativa média de vida”, refere o artigo do Vox.

Leo Fung / Flickr

O que a ferramenta salienta é a relação direta entre a poluição do ar e a saúde. O ar poluído custa anos de vida, embora limpá-lo custe enormes dividendos para milhões de pessoas. Se os atuais níveis de poluição do ar persistirem, a população global perderá 12,8 mil milhões de anos de vida. Isso custaria uma média de 1,8 anos de vida por pessoa.

Em comparação, fumar reduz em 1,6 anos a expetativa média de vida global. O mau saneamento reduz em sete meses. Os conflitos e o terrorismo em 22 dias.

Algumas das partículas que poluem o ar provêm de fontes como incêndios florestais, o que as torna difíceis de eliminar. Mas, como indica o Vox, outras fontes – veículos, usinas elétricas e agricultura -, podem cortar as partículas eletrizantes através de depuradores ou de táticas de mitigação de poeira.

Uma limitação da ferramenta é que as medições de poluição no índice são baseadas em médias anuais. Isso destaca as regiões mais consistentemente poluídas, mas obscurece os picos de poluição sazonais ou de curto prazo.

Mas as partículas finas são apenas um tipo de poluição. Diferentes partes do mundo experimentam uma mistura diversa de perigos. Uma baixa poluição por partículas em determinada área ainda pode significar níveis altos de ozónio, de compostos orgânicos voláteis ou de óxidos de nitrogénio.

“Então, quando alguém se vangloria do ar limpo nos Estados Unidos, usando medições anuais de partículas, saiba que isso não conta toda a história”, conclui o artigo do Vox.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …