Respirar ar poluído retira anos de vida às pessoas

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e que sete milhões morrem a cada ano devido a esse risco. A poluição do ar é um problema crescente em todo o mundo e foi o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente, assinalado na quarta-feira.

Segundo um artigo do Vox, o ar da Índia é um dos piores do mundo. Tendo em consideração para o ‘ranking’ mundial para a poluição de partículas, 11 das 12 cidades com os níveis mais elevados encontram-se no país.

Os compostos de ozónio, enxofre e nitrogénio, bem como as partículas finas, podem desencadear problemas respiratórios e cardíacos, exacerbar doenças e, assim, diminuir os anos de vida. Um estudo de 2015 mostrou que a poluição do ar na Índia reduziu em 3,2 anos a expetativa média de vida de 660 milhões de pessoas.

Em 2018, o Energy Policy Institute, da Universidade de Chicago, criou uma ferramenta interativa – Air Quality Life Index – que calcula quantos anos de vida as pessoas que vivem em determinada zona poderiam ganhar se a qualidade do ar melhorasse para atender às diretrizes da OMS. A organização mundial considera que o limite seguro são 10 microgramas de partículas finas por metro cúbico, em média, por ano.

Não é surpreendente, portanto, que lugares com o ar mais sujo tenham mais a ganhar. Em média, a Índia aumentaria 4,3 anos na expetativa de vida, enquanto a China veria um aumento de 2,9 anos.

A maior parte dos estados dos Estados Unidos têm uma média de poluição atmosférica por partículas abaixo do limiar de segurança da OMS. Isso indica que “não há muito espaço para o país melhorar quanto à expetativa média de vida”, refere o artigo do Vox.

Leo Fung / Flickr

O que a ferramenta salienta é a relação direta entre a poluição do ar e a saúde. O ar poluído custa anos de vida, embora limpá-lo custe enormes dividendos para milhões de pessoas. Se os atuais níveis de poluição do ar persistirem, a população global perderá 12,8 mil milhões de anos de vida. Isso custaria uma média de 1,8 anos de vida por pessoa.

Em comparação, fumar reduz em 1,6 anos a expetativa média de vida global. O mau saneamento reduz em sete meses. Os conflitos e o terrorismo em 22 dias.

Algumas das partículas que poluem o ar provêm de fontes como incêndios florestais, o que as torna difíceis de eliminar. Mas, como indica o Vox, outras fontes – veículos, usinas elétricas e agricultura -, podem cortar as partículas eletrizantes através de depuradores ou de táticas de mitigação de poeira.

Uma limitação da ferramenta é que as medições de poluição no índice são baseadas em médias anuais. Isso destaca as regiões mais consistentemente poluídas, mas obscurece os picos de poluição sazonais ou de curto prazo.

Mas as partículas finas são apenas um tipo de poluição. Diferentes partes do mundo experimentam uma mistura diversa de perigos. Uma baixa poluição por partículas em determinada área ainda pode significar níveis altos de ozónio, de compostos orgânicos voláteis ou de óxidos de nitrogénio.

“Então, quando alguém se vangloria do ar limpo nos Estados Unidos, usando medições anuais de partículas, saiba que isso não conta toda a história”, conclui o artigo do Vox.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …