/

Resolvido o mistério da morte do mítico sultão Saladino

9

amoxes / Deviant Art

Saladino é uma figura icónica que desempenhou um importante papel na história da Europa e do Oriente Médio

O que matou o sultão Saladino, que unificou o mundo Muçulmano durante o século XII, recapturou Jerusalém dos Cristãos e ajudou a desencadear a Terceira Cruzada? Até agora um mistério, que um médico finalmente resolveu.

Ao rever os sintomas médicos do sultão Saladino registados há mais de 800 anos, um médico pode ter finalmente determinado a doença que “atacou” Saladino.

De acordo com Stephen Gluckman, professor de medicina na Universidade da Pennsylvania, foi febre tifoide. As conclusões foram anunciadas na 25ª Conferência Histórica Clinopatológica, na qual especialistas diagnosticam uma figura histórica todos os anos. Diagnósticos antigos foram feitos a Lenine, Darwin, Eleanor Roosevelt e Lincoln.

Gluckman advertiu, no entanto, que um diagnóstico definitivo provavelmente nunca será conhecido, dado que Saladino viveu antes da era das ferramentas de diagnóstico modernas. Mas a febre tifoide – uma doença contraída ao ingerir comida ou água contaminada com a bactéria Salmonella typhi – parece ser a resposta, explicou o médico.

O sultão Saladino é uma figura icónica que desempenhou um importante papel na história da Europa e do Oriente Médio. “Ele é certamente um dos mais importantes líderes muçulmanos na era das Cruzadas na Idade Média”, explicou Tom Asbridge, professor de História Medieval.

O antigo Presidente Egípcio Gamal Abdel Nasser, que morreu em 1970, era obcecado com Saladino, assim como o antigo Presidente do Iraque Saddam Hussein, que chegou até a ordenar estampar selos com a sua cara ao lado da do sultão e patrocinou livros de crianças sobre Saladino e ele próprio.

Saladino, que nasceu em 1137 ou em 1138, em Tikrit, o moderno Iraque, era parte de uma família curda mercenária. O sultão lutou ao lado do seu tio, um importante líder militar contra o Califado Fatímida, uma dinastia religiosa que governou entre 909 e 1171.

No entanto, quando o seu tio morreu em 1169, Saladin substituiu-o aos 31 ou 32 anos, segundo Asbridge. Depois de triunfar na batalha, Saladino foi apontado comandante das tropas sírias no Egipto e vizir – ministro ou conselheiro de um xá – do Califado Fatímida, de acordo com a enciclopédia britânica.

prelude2tragedy / Deviant Art

Depois de uma misteriosa febre e uma doença de duas semanas, Saladino morreu em 1193 com 55 ou 56 anos

Em 1187, o exército de Saladino conquistou a cidade de Jerusalém, expulsando os francos, que a tinham conquistado 88 anos antes, durante a Primeira Cruzada. A sua ação levou à Terceira Cruzada (1189-1192), que acabou num impasse entre o sultão e os seus adversários, incluindo o rei de Inglaterra, Richard I, conhecido como Ricardo Coração de Leão.

Contudo, depois de uma misteriosa febre e uma doença de duas semanas, Saladino morreu em 1193 com 55 ou 56 anos. Os médicos tentaram salvá-lo com sangria e clisteres, mas sem sucesso.

Stephen Gluckman dispunha de poucos detalhes para fazer o diagnóstico, mas conseguiu excluir várias doenças. Peste ou varíola provavelmente não foram as doenças que o mataram, porque essas matam depressa, explicou o médico.

Também não terá sido tuberculose, porque os relatórios não mencionavam problemas respiratórios. E também muito provavelmente não terá sido malária, já que Gluckman não encontrou provas de que Saladino tivesse sofrido tremores provocados por calafrios, um sintoma comum da doença.

No entanto, os sintomas registados coincidiam com a febre tifoide, uma doença que era muito comum na região naquela altura. Os sintomas da febre tifoide incluem febres altas, fraqueza, dores de estômago, enxaquecas e perda de apetite.

A doença ainda existe hoje. De acordo com os CDC, centros norte-americanos para Controlo e Prevenção de Doenças, cerca de 21.5 milhões de pessoas em todo o mundo são anualmente infetadas com a bactéria.

9 Comments

  1. Realmente um homem invulgar… morrer duas vezes – um ano depois de nascer – e depois, definitivamente, em 1193, não é para todos! 🙂 (sim, sim, tudo isto para dizer que no texto há um errozito de datas… )

    • Nop…

      continua igual:
      “Saladino, que nasceu em 1137 ou em 1138, em Tikrit, o moderno Iraque, era parte de uma família curda mercenária. O sultão lutou ao lado do seu tio, um importante líder militar contra o Califado Fatímida, uma dinastia religiosa que governou entre 909 e 1171.”

      • agora o erro foi meu, não tinha visto que agora está um OU… 🙂
        assim sendo, correctíssimo! 🙂

  2. Eu conheço “tifo” e “febre tifoide”. Só tifoide, desconheço.
    De resto, se forem ver ao dicionário, ‘tifoide’ é um ADJECTIVO che significa “ter caraterísticas de tifo”.

  3. Boa tarde.
    Ficção ou não, recomendo o filme “Kingdom of Heaven” ou em Português “Reino dos Céus, de Ridley Scott. Retrata muitos aspectos, como as cruzadas, Saladino e a sua Família, etc. Grandes interpretações, história lindíssima, um filme fantástico.

  4. segundo um historiador islamico o filme cruzadas teve a mudancas no que realmente aconteceu referente a Balian Sibila e Saladino

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.