/

Parlamento catalão aprova resolução que pede fim da monarquia

7

(dr) Casa de S.M. el Rey

Felipe VI, rei de Espanha

Segundo o Diário de Notícias, o primeiro-ministro espanhol já anunciou medidas legais contra a resolução aprovada na Catalunha.

O Governo espanhol vai empreender medidas legais contra o Parlamento catalão por considerar “inadmissível” a resolução aprovada pelos deputados a condenar o posicionamento do rei Felipe VI em relação à Catalunha e defender a abolição da monarquia.

Segundo o Diário de Notícias, a resolução foi apresentada pelo grupo parlamentar do En Comú Podem, os aliados catalães do Podemos de Pablo Iglesias e foi aprovada na quinta-feira à tarde os votos favoráveis dos independentistas do Junts per Catalunya e Esquerda Republicana da Catalunha, a abstenção da Candidatura de Unidade Popular e o voto contra do Ciudadanos, socialistas catalães e Partido Popular.

“O Parlamento catalão rejeita e condena o posicionamento do rei Felipe VI e a sua intervenção no conflito catalão, assim como a justificação da violência da parte da polícia a 1 de outubro”, no dia do referendo independentista, referia a proposta de resolução.

“O Parlamento catalão reafirma o seu compromisso com os valores republicanos e aposta na abolição de uma instituição caduca e antidemocrática como a democracia”, dizia ainda.

No dia 3 de outubro, Felipe VI acusou as autoridades catalãs de “conduta irresponsável“, considerando que os “legítimos poderes do Estado deviam assegurar a ordem constitucional”.

Em comunicado, o Governo de Pedro Sánchez indicou que “esta resolução, politicamente inaceitável para o executivo espanhol, é produto da deriva dos grupos independentistas que, inexplicavelmente, contaram com o apoio de outro grupo parlamentar, na sua irresponsabilidade de utilizar as instituições catalãs para incentivar o conflito e não para servir os interesses gerais de todos os catalães”.

Já no Twitter, o primeiro-ministro disse que iria adotar “as medidas legais ao seu alcance em defesa da legalidade, a Constituição e as instituições do Estado”.

ZAP //

7 Comments

  1. Mas que posição se esperava de um governo autoritário e imperialista? Os catalães estão colonizados e só eles têm o direito de reivindicar os seus interesses, estranho seria ver a corte de Madrid a defender-lhe os seus direitos e interesses.

    • Viva a Espanha unida. Abaixo os independentistas. Tomara eu estar sob o domínio espanhol, onde o salário mínimo é de 900 € e nesta miséria de país (portugal) é só de 670€.

      • Mas tu é que decides a vida e opções dos catalães?!
        Se queres estar sobre domínio espanhol, de que esperas para te pores a andar para Madrid?!

      • Mas tu é que decides a vida dos catalães?!
        Se queres estar “sob domínio espanhol”, arranca; a fronteira esta aberta e Madrid e já ali ao lado!…

      • A fronteira está próxima, é só atravessá-la, no entanto há que saber respeitar aqueles que ainda sentem algum orgulho pelas suas raízes e cultura, o dinheiro não compra a honra de uma pessoa nem de um país e se ele (dinheiro) existe neste caso lá do outro lado é sobretudo há custa da imposição do poder das armas sobre outros que até na prática são mais activos economicamente, casos basco e catalão, como se costuma dizer, com as calças do meu pai sou um homem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.