Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas.

O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos. Encontrar uma solução para todo este plástico é de carácter prioritário e uma equipa de químicos da Universidade de Oxford começou a dar os primeiros passos nesse sentido.

Os investigadores usaram microondas para converter sacos plásticos, embalagens de leite e outras embalagens de supermercado numa fonte limpa de hidrogénio.

Converter plástico em hidrogénio não é propriamente uma inovação, já que existem outros métodos para o fazer. No entanto, segundo a New Scientist, esta nova abordagem promete ser mais rápida.

Como a densidade do hidrogénio em sacos plásticos é de cerca de 14% do peso, o plástico oferece uma possível nova fonte para os países que procuram o hidrogénio produzido de forma limpa para enfrentar as alterações climáticas.

O processo utilizado pelos cientistas é descrito no estudo publicado, esta semana, na revista científica Nature Catalysis. O plástico foi cortado em pequenos pedaços com recurso a uma liquificadora de cozinha e misturado com um catalisador de óxido de ferro e óxido de alumínio. De seguida, o plástico é aquecido com um gerador de microondas a 1.000 watts, removendo 97% do hidrogénio do plástico em poucos segundos.

Este simples processo tem também a vantagem de aquecer apenas o catalisador, resultado em menos energia usada, já que o plástico não absorve as microondas.

Os resultados apresentam “uma atraente e potencial solução para resíduos plásticos”, remata Peter Edwards, investigador da Universidade de Oxford.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …