Juízes defendem que residência alternada de filhos de pais separados deve entrar na Lei

O Conselho Superior da Magistratura defende que o Código Civil deve ser alterado de modo a incluir na Lei Portuguesa a residência alternada dos filhos de pais separados como uma possibilidade.

O Código Civil português não prevê a hipótese de residência alternada, mencionando apenas a guarda partilhada, o que não é o mesmo. A Lei parte do princípio de que a criança ou crianças ficam a residir com apenas um dos progenitores, embora possam manter a guarda partilhada.

“O princípio de que, salvo motivos ponderosos, a residência dos filhos de pais separados deve ser com ambos os progenitores, de forma alternada e com possível adequação ao caso concreto pelo juiz, é de prever legalmente“, defende agora um parecer do Conselho Superior da Magistratura (CSM).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha já defendido que a residência alternada de filhos de pais separados deve não apenas estar prevista no Código Civil, mas tornar-se no regime privilegiado em caso de divórcio. A PGR defendeu inclusive que a residência alternada deve ser equacionada quando os progenitores não estão de acordo.

Estas posições da PGR e do CSM, defendendo a inscrição da medida na Lei, dão “uma dignidade diferente à residência alternada” e vêm promover esta prática, destaca o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e especialista em direito da família, Jorge Pinheiro, em declarações ao Diário de Notícias (DN).

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Defesa dos Direitos dos Filhos entregou no Parlamento, uma petição com 4169 assinaturas, defendendo a mudança da lei para “estabelecer a presunção jurídica da residência alternada para crianças de pais e mães separados ou divorciados”, que vai ser discutida pelos deputados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado como juízes e outros quejandos como deputados que não passaram pela situação são especialistas !!! São eles e os psicólogos !!! Se quiserem explicações eu forneço gratuitamente, de experiência feita …

RESPONDER

Em Espanha, o VAR foi um sucesso na época de estreia

Em época de estreia em Espanha, o VAR (vídeoárbitro) foi um sucesso. Quem o diz é o Comité de Arbitragem espanhol (CTA) que faz um balanço positivo do uso da tecnologia ao longo da temporada, …

As noites entre 4 e 10 de junho vão ser ruidosas (e a culpa é dos aviões)

A culpada das noites ruidosas entre 4 a 10 de junho é a Liga das Nações. O Governo autorizou a suspensão temporária dos limites aos voos noturnos nesse período, tal como já aconteceu na Liga …

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …