Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas “esqueceram-se” dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso dos leopardos.

Os pandas gigantes, recorda o portal New Scientist, afastaram-se da extinção em meados de 2016, depois de as reservas naturais terem traçado planos para salvar esta espécie em 1960 – mas há várias outras espécies que precisam de ajuda.

A mesma investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista Nature Ecology & Evolution, mostra que, durante o mesmo período e nas mesmas reservas naturais em que vivem as pandas, houve uma diminuição de 81% nos leopardos (Panthera pardus) e de 38% entre os leopardos da neve (Panthera uncia).

Dois outros carnívoros, os lobos (Canis lupus) e dholes (Cuon alpinus), um cão-selvagem-asiático, diminuíram as suas populações 77 e 95%, respetivamente, deixando-os muito próximos da extinção nesta mesma região.

A equipa de cientistas, constituída por especialistas chineses e norte-americanos e liderada por Sheng Li da Universidade de Pequim, chegou a estes valores depois de calcular os declínios na população das quatro espécies comparando registos de investigações levadas a cabo entre 1950 e 1970 com registos de armadilhas fotográficas de 2008 a 2018.

Especialistas e moradores locais citados pelo mesmo portal sugerem que a maioria das perdas entre estes animais ocorreu durante os anos 90, impulsionado pela desflorestação e pela caça furtiva dos animais e das respetivas presas.

“Não fiquei tão surpreso com os declínios, mas os números são dramáticos“, diz o líder da investigação, observando que os valores dos declínios são consistentes com os dos grandes mamíferos terrestres do mundo.

Os investigadores dizem ainda que estes resultados são um alerta contra a tendência de tentar preservar a biodiversidade concentrando apenas esforços numa só espécie. “Estas descobertas alertam contra a forte dependência de uma política de conservação de espécies únicas para a conservação da biodiversidade na região”, pode ler-se.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …