Um passo atrás. Republicanos chegam a acordo com democratas para clarificar resultado eleitoral no Michigan

Depois de um impasse que atrasou a atribuição dos 16 delegados de Michigan no Colégio Eleitoral, os fiscais eleitorais republicanos chegaram a acordo com os democratas e a vitória de Joe Biden foi confirmada.

Depois de inicialmente terem recusado certificar as contagens de votos no condado de Wayne, os fiscais republicanos recuaram na sua posição e fizerem um pacto de última hora com os democratas.

O compromisso pôs fim à batalha política em torno dos resultados eleitorais na região e desbloqueou a atribuição dos 16 votos de Michigan no Colégio Eleitoral. Segundo as projeções, Joe Biden venceu no Estado norte-americano, com uma margem de 2,7 % em relação ao republicano Donald Trump.

A equipa da campanha republicana tinha alegado irregularidades na contagem de votos na sede do condado de Detroit, mas as autoridades municipais negaram todas as acusações vigorosamente. O impasse chegou a ser celebrado pelo ainda Presidente dos EUA, que o considerou na rede social Twitter “uma coisa linda”.

Mesmo sem certificação dos votos antes da reunião do colégio eleitoral, em dezembro, os partidários de Trump pretendiam que fossem as autoridades do Estado do Michigan, que são maioritariamente republicanas, a nomear os delegados eleitorais do Estado. Esta medida foi alvo de críticas por parte de vários especialistas.

Para além disso, vários legisladores chave do Partido Republicano reconheceram a vitória de Joe Biden e anunciaram não ter a intenção de intervir na estratégia.

Com uma clara falta de apoio, os fiscais republicanos avançaram para um acordo que permitiu a certificação dos resultados, a que se juntou um pedido para que o gabinete da secretária de Estado, Jocelyn Benson, conduza uma auditoria abrangente às contagens de votos.

Benson considerou, em declarações à CNN, ter vencido “a verdade”. “A evidência é clara, não houve irregularidades, não houve fraude generalizada e, de facto, aconteceram simplesmente pequenos erros de secretaria”, acrescentou.

“Fizeram a coisa certa, cumpriram o seu dever”, rematou a secretária de Estado do Michigan.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …