Rendas altas afastam mão de obra do Algarve

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

É cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis, cenário que afasta muitos trabalhadores numa altura em que há falta de mão de obra.

Os empresários do turismo e hotéis do Algarve estão preocupados com a situação. O facto de ser cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis afasta muitos trabalhadores, na altura em que a região mais precisa.

De acordo com a TSF, Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) admite que o problema não reside na falta de imóveis nem por falta de construção na região. O problema é que as casas estão destinadas ao mercado turístico, o que faz com que os valores sejam muito elevados.

Segundo o presidente da AHETA, só na área que representa, há um défice de três mil trabalhadores no Algarve, um problema que é também sentido em outras áreas como a agricultura, por exemplo. “Todos os setores têm falta de mão-de-obra.”

É por esta razão que os empresários pedem aos dezasseis municípios algarvios que desenvolvam programas de renda acessível, de modo a atrair pessoas para a região e, assim, aumentar a mão de obra. A dimensão do problema faz com que, em época alta, muitas empresas sejam obrigadas a pagar carrinhas que vão buscar, todos os dias, funcionários ao Alentejo.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, admite ter a mesma preocupação que Elidérico Viegas, mas frisa que a falta de arrendamento a preços acessíveis não é caso único na região, e que se agrava em certas alturas do ano.

À TSF, o responsável reforça ainda a ideia de falta de mão de obra e de casas a preços para quem tem salários médios.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ataquem a especulação imobiliária, todos aqueles que querem fazer dinheiro rápido à custa de quem tem salários/reformas baixos e que gostariam de ter um local para descansarem de um ano de trabalho. Ainda há dias li num online que na Nazaré existem “chambristas” (do francês chambres-camas) a alugarem em AL por QUINZE DIAS a € 1.200,00 e € 600,00 por UMA SEMANA!!! Mas há quem os possa pagar, não o desempregado, nem o pensionista de baixos recursos…

  2. Estou a gostar de ver toda esta onda de especuladores por toda a parte, uns queixam-se dos governantes, outros dos proprietários e quanto a mim uns e outros são todos culpados do que se vai passando, entretanto turistas estrangeiros começam já a procurar outros destinos e quando a bolha rebentar de vez então haverá por aí um mundo de gente a lastimar-se da pouca sorte que lhes saiu na lotaria.

  3. Se têm falta de alojamento para a mão de obra que querem barata, que destinem algumas das camas para os funcionários, é tão simples como isto. Mas não estão à espera que as autarquias fiquem com a responsabilidade de arranjar alojamentos baratos para que trabalha e para eles ficarem com os lucros.
    Umas boas férias para todos….

    • Claro… não é por acaso que muitas das empresas que recrutam trabalhadores para o estrangeiro, oferecem alojamento!
      Se não o fizessem, provavelmente também não teriam mão de obra…

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …