Rendas altas afastam mão de obra do Algarve

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

É cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis, cenário que afasta muitos trabalhadores numa altura em que há falta de mão de obra.

Os empresários do turismo e hotéis do Algarve estão preocupados com a situação. O facto de ser cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis afasta muitos trabalhadores, na altura em que a região mais precisa.

De acordo com a TSF, Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) admite que o problema não reside na falta de imóveis nem por falta de construção na região. O problema é que as casas estão destinadas ao mercado turístico, o que faz com que os valores sejam muito elevados.

Segundo o presidente da AHETA, só na área que representa, há um défice de três mil trabalhadores no Algarve, um problema que é também sentido em outras áreas como a agricultura, por exemplo. “Todos os setores têm falta de mão-de-obra.”

É por esta razão que os empresários pedem aos dezasseis municípios algarvios que desenvolvam programas de renda acessível, de modo a atrair pessoas para a região e, assim, aumentar a mão de obra. A dimensão do problema faz com que, em época alta, muitas empresas sejam obrigadas a pagar carrinhas que vão buscar, todos os dias, funcionários ao Alentejo.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, admite ter a mesma preocupação que Elidérico Viegas, mas frisa que a falta de arrendamento a preços acessíveis não é caso único na região, e que se agrava em certas alturas do ano.

À TSF, o responsável reforça ainda a ideia de falta de mão de obra e de casas a preços para quem tem salários médios.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ataquem a especulação imobiliária, todos aqueles que querem fazer dinheiro rápido à custa de quem tem salários/reformas baixos e que gostariam de ter um local para descansarem de um ano de trabalho. Ainda há dias li num online que na Nazaré existem “chambristas” (do francês chambres-camas) a alugarem em AL por QUINZE DIAS a € 1.200,00 e € 600,00 por UMA SEMANA!!! Mas há quem os possa pagar, não o desempregado, nem o pensionista de baixos recursos…

  2. Estou a gostar de ver toda esta onda de especuladores por toda a parte, uns queixam-se dos governantes, outros dos proprietários e quanto a mim uns e outros são todos culpados do que se vai passando, entretanto turistas estrangeiros começam já a procurar outros destinos e quando a bolha rebentar de vez então haverá por aí um mundo de gente a lastimar-se da pouca sorte que lhes saiu na lotaria.

  3. Se têm falta de alojamento para a mão de obra que querem barata, que destinem algumas das camas para os funcionários, é tão simples como isto. Mas não estão à espera que as autarquias fiquem com a responsabilidade de arranjar alojamentos baratos para que trabalha e para eles ficarem com os lucros.
    Umas boas férias para todos….

    • Claro… não é por acaso que muitas das empresas que recrutam trabalhadores para o estrangeiro, oferecem alojamento!
      Se não o fizessem, provavelmente também não teriam mão de obra…

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …