Rendas altas afastam mão de obra do Algarve

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

É cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis, cenário que afasta muitos trabalhadores numa altura em que há falta de mão de obra.

Os empresários do turismo e hotéis do Algarve estão preocupados com a situação. O facto de ser cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis afasta muitos trabalhadores, na altura em que a região mais precisa.

De acordo com a TSF, Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) admite que o problema não reside na falta de imóveis nem por falta de construção na região. O problema é que as casas estão destinadas ao mercado turístico, o que faz com que os valores sejam muito elevados.

Segundo o presidente da AHETA, só na área que representa, há um défice de três mil trabalhadores no Algarve, um problema que é também sentido em outras áreas como a agricultura, por exemplo. “Todos os setores têm falta de mão-de-obra.”

É por esta razão que os empresários pedem aos dezasseis municípios algarvios que desenvolvam programas de renda acessível, de modo a atrair pessoas para a região e, assim, aumentar a mão de obra. A dimensão do problema faz com que, em época alta, muitas empresas sejam obrigadas a pagar carrinhas que vão buscar, todos os dias, funcionários ao Alentejo.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, admite ter a mesma preocupação que Elidérico Viegas, mas frisa que a falta de arrendamento a preços acessíveis não é caso único na região, e que se agrava em certas alturas do ano.

À TSF, o responsável reforça ainda a ideia de falta de mão de obra e de casas a preços para quem tem salários médios.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ataquem a especulação imobiliária, todos aqueles que querem fazer dinheiro rápido à custa de quem tem salários/reformas baixos e que gostariam de ter um local para descansarem de um ano de trabalho. Ainda há dias li num online que na Nazaré existem “chambristas” (do francês chambres-camas) a alugarem em AL por QUINZE DIAS a € 1.200,00 e € 600,00 por UMA SEMANA!!! Mas há quem os possa pagar, não o desempregado, nem o pensionista de baixos recursos…

  2. Estou a gostar de ver toda esta onda de especuladores por toda a parte, uns queixam-se dos governantes, outros dos proprietários e quanto a mim uns e outros são todos culpados do que se vai passando, entretanto turistas estrangeiros começam já a procurar outros destinos e quando a bolha rebentar de vez então haverá por aí um mundo de gente a lastimar-se da pouca sorte que lhes saiu na lotaria.

  3. Se têm falta de alojamento para a mão de obra que querem barata, que destinem algumas das camas para os funcionários, é tão simples como isto. Mas não estão à espera que as autarquias fiquem com a responsabilidade de arranjar alojamentos baratos para que trabalha e para eles ficarem com os lucros.
    Umas boas férias para todos….

    • Claro… não é por acaso que muitas das empresas que recrutam trabalhadores para o estrangeiro, oferecem alojamento!
      Se não o fizessem, provavelmente também não teriam mão de obra…

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …