Rendas altas afastam mão de obra do Algarve

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

É cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis, cenário que afasta muitos trabalhadores numa altura em que há falta de mão de obra.

Os empresários do turismo e hotéis do Algarve estão preocupados com a situação. O facto de ser cada vez mais difícil encontrar casas para arrendar no Algarve a preços razoáveis afasta muitos trabalhadores, na altura em que a região mais precisa.

De acordo com a TSF, Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) admite que o problema não reside na falta de imóveis nem por falta de construção na região. O problema é que as casas estão destinadas ao mercado turístico, o que faz com que os valores sejam muito elevados.

Segundo o presidente da AHETA, só na área que representa, há um défice de três mil trabalhadores no Algarve, um problema que é também sentido em outras áreas como a agricultura, por exemplo. “Todos os setores têm falta de mão-de-obra.”

É por esta razão que os empresários pedem aos dezasseis municípios algarvios que desenvolvam programas de renda acessível, de modo a atrair pessoas para a região e, assim, aumentar a mão de obra. A dimensão do problema faz com que, em época alta, muitas empresas sejam obrigadas a pagar carrinhas que vão buscar, todos os dias, funcionários ao Alentejo.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, admite ter a mesma preocupação que Elidérico Viegas, mas frisa que a falta de arrendamento a preços acessíveis não é caso único na região, e que se agrava em certas alturas do ano.

À TSF, o responsável reforça ainda a ideia de falta de mão de obra e de casas a preços para quem tem salários médios.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ataquem a especulação imobiliária, todos aqueles que querem fazer dinheiro rápido à custa de quem tem salários/reformas baixos e que gostariam de ter um local para descansarem de um ano de trabalho. Ainda há dias li num online que na Nazaré existem “chambristas” (do francês chambres-camas) a alugarem em AL por QUINZE DIAS a € 1.200,00 e € 600,00 por UMA SEMANA!!! Mas há quem os possa pagar, não o desempregado, nem o pensionista de baixos recursos…

  2. Estou a gostar de ver toda esta onda de especuladores por toda a parte, uns queixam-se dos governantes, outros dos proprietários e quanto a mim uns e outros são todos culpados do que se vai passando, entretanto turistas estrangeiros começam já a procurar outros destinos e quando a bolha rebentar de vez então haverá por aí um mundo de gente a lastimar-se da pouca sorte que lhes saiu na lotaria.

  3. Se têm falta de alojamento para a mão de obra que querem barata, que destinem algumas das camas para os funcionários, é tão simples como isto. Mas não estão à espera que as autarquias fiquem com a responsabilidade de arranjar alojamentos baratos para que trabalha e para eles ficarem com os lucros.
    Umas boas férias para todos….

    • Claro… não é por acaso que muitas das empresas que recrutam trabalhadores para o estrangeiro, oferecem alojamento!
      Se não o fizessem, provavelmente também não teriam mão de obra…

RESPONDER

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …

Bancos vendem créditos à habitação a Fundos de Investimento (e é "dramático" para muitas famílias)

Estão a chegar à DECO cada vez mais pedidos de ajuda de famílias que viram os seus créditos à habitação serem adquiridos aos Bancos por Fundos de Investimento e que estão a ser pressionadas para …

BE fará uma campanha "sem energia perdida, palavras ocas ou provocações"

Um partido que pretende ao mesmo tempo trilhar um "caminho de alternativa" e "caminhos de convergência". Assim definiu Catarina Martins a orientação do Bloco de Esquerda (BE) na campanha eleitoral. Ao discursar num almoço com agentes …

Jornalistas não podem ser condenados por violação de segredo de justiça, defende Costa

No primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 06 de outubro, António Costa, primeiro-ministro e líder do PS, deu uma entrevista à CMTV e aproveitou para mostrar divergências em relação a Rui …

Défice fica nos 0,8% do PIB no primeiro semestre do ano

O défice situou-se em 0,8% do PIB no primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, abaixo dos 2,2% registados no período homólogo, mas longe da meta para o conjunto do ano, de 0,2%. "No conjunto do …

Pelo menos sete crianças morreram após colapso de escola no Quénia

Pelo menos sete crianças morreram e 57 ficaram feridas após o colapso do edifício de uma escola em Nairobi, no Quénia, esta segunda-feira, confirmaram os serviços de socorro e as autoridades locais. "Depois do colapso do …

“Há uma mudança histórica na Madeira”

Este domingo, no seu espaço habitual de comentário, Luís Marques Mendes disse que, embora ainda não tenham sido apurados todos os resultados das eleições na Madeira, tudo aponta para que haja uma “mudança histórica” no …

O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração. A data que assinala o …