Renato Paiva faz história no Equador e leva Independiente del Valle ao seu primeiro título

Independiente del Valle / Twitter

A festa do título do Independiente del Valle

A festa do título do Independiente del Valle.

O treinador português Renato Paiva fez história no Equador ao conduzir o Independiente del Valle ao primeiro título da história do clube.

O Independiente del Valle empatou a uma bola, este domingo, na segunda mão da final do campeonato, após ter vencido por 3-1, em casa, na primeira volta.

A equipa liderada por Renato Paiva entrava na partida com uma margem confortável para gerir o jogo após a vitória na primeira mão. Um golo ao abrir do jogo, aos 8′, deixou o português ainda mais descansado.

O Emelec reduziu já em cima do apito para intervalo, mas na segunda parte não conseguiu quebrar a defensiva adversária.

A forte chuva que se fez sentir adiou o recomeço da partida e dificultou a tarefa do Emelec de reverter a desvantagem.

“Quando chegámos disse que não era um sonho, era um objetivo, foi para isso que viemos. Os jogadores cresceram muito individualmente e coletivamente. No futebol se não há paciência não se consegue nada”, disse Renato Paiva no final do jogo.

Com 16 títulos, o Barcelona é a equipa mais titulado do Equador, contra 14 do Emelec e 13 do El Nacional. A Liga de Quito soma 11 títulos, enquanto o Deportivo Quito tem cinco e o Deportivo Cuenca, o Olmedo, o Delfín, o Everest e, agora, o Independiente del Valle têm um.

O treinador de 51 anos cumpriu a sua primeira época no Equador, depois de ter estado 15 anos ao serviço das camadas jovens e da equipa B do SL Benfica.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) felicitaram Renato Paiva pela conquista do título.

“Treinador reconhecido unanimemente pelos seus pares como detentor de grande talento, dedicação e capacidade de trabalho, Renato Paiva, ao conquistar o primeiro título da história do seu atual clube, prestigiou-se a si mesmo e a todo o futebol e desporto nacionais”, disse o presidente da FPF, Fernando Gomes.

“A Liga Portugal, na pessoa do presidente Pedro Proença, felicita Renato Paiva, treinador do Independiente del Valle, e os restantes portugueses da equipa técnica, pela conquista do título de campeão do campeonato do Equador”, disse, por sua vez, a LPFP.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.