/

Renas estão a encolher e a perder peso devido ao aquecimento global

2

As renas estão a encolher e o seu peso diminuiu 12% em 16 anos por causa do aumento das temperaturas, concluiu um estudo da British Ecological Society (Sociedade Ecológica Britânica) feito na Noruega e que foi apresentado esta segunda-feira.

“Nestes últimos 20 anos, um período de aquecimento visível, tanto no verão como no inverno, no Ártico”, as renas de Svalbard, na Noruega, “tornaram-se mais pequenas e mais leves”, diz a organização britânica.

Uma equipa de investigadores do Instituto James Hutton (um centro de ciência escocês) e de um instituto da Universidade de Ciências da Vida da Noruega estudaram a evolução das renas, medindo e pesando os animais, desde 1994.

Todos os invernos, os especialistas capturavam, marcavam e mediam renas com dez meses de idade. Voltaram ao mesmo arquipélago todos os anos para medir e pesar diferentes gerações até alcançarem a idade adulta.

O estudo mostra que, em 16 anos, o peso das renas adultas diminuiu 12%, de 55 quilos nos animais nascidos em 1994 para 48 naqueles que nasceram em 2010.

“Apesar de 12% parecer pouco, dada a importância do peso corporal na reprodução e na sobrevivência, é potencialmente enorme”, disse à agência de notícias AFP Steve Albon, do Instituto James Hutton.

Segundo estudos anteriores, sempre que o peso médio das renas adultas era inferior a 50 quilos em abril, a população diminuía, explicou o investigador.

Para os cientistas, esta diminuição do peso das renas de Svalbard está relacionado com o aquecimento global. Invernos mais quentes traduzem-se em mais chuva, que cai sobre a neve e congela, impedindo as renas de acederem à vegetação que costumam comer.

“As renas têm fome, perdem as crias ou dão à luz animais mais pequenos”, explicou.

A população de renas no mesmo arquipélago, no entanto, não diminuiu neste período, pelo contrário, duplicou nos últimos 20 anos, segundo o estudo.

Outra investigação divulgada em novembro sobre as renas na Sibéria já havia concluído que o aquecimento global, por causa das chuvas, ameaça esta espécie, por dificultar o acesso dos animais aos alimentos a que estão habituados.

Segundo esse estudo, 61 mil renas da Sibéria estavam ameaçadas de morrer à fome por causa do fenómeno das chuvas no inverno, que congelam ao tocar a neve.

/Lusa

2 Comments

  1. Os verdadeiros cientistas garantem que o aquecimento global NÂO está a ser causado pelo homem mas sim pelo SOL, que está a ficar cada vez mais activo… Vejam o documentário do canal britânico Channel 4. Informem-se bem. A verdade tem de ser dita. As mentiras do prémio Nobel Al Gore têm de ser denunciadas. A Academia Nobel tem de ser denunciada.
    https://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4
    https://www.youtube.com/watch?v=3_GPLlJv6x0

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.