Remodelação governamental no Chile: presidente substitui oito dos 24 ministros

Elvis Gonzalez / EPA

O presidente do Chile, Sebastián Piñera

Sebastián Piñera anunciou este sábado uma vasta remodelação governamental. Vão ser substituídos oito dos 24 ministros.

O Presidente do Chile anunciou, no sábado, uma remodelação governamental. Esta segunda-feira, Sebastián Piñera avançou a substituição de oito dos 24 ministros do seu Governo, incluindo os da Economia, Interior e Finanças, alvo de muitas críticas desde o início da atual crise social e política.

A remodelação do seu executivo surge como resposta a protestos populares que o levaram a decretar o recolher obrigatório e a enviar militares para as ruas.

Piñera nomeou Gonzalo Blumel, de 41 anos, que atuava como secretário geral da Presidência, para liderar o Ministério do Interior e da Segurança Pública, substituindo Andrés Chadwick, que foi fortemente criticado pelo seu papel na gestão da ordem pública durante os protestos que começaram a 18 de outubro, com a polícia e as Forças Armadas posicionadas nas ruas em grande parte do país.

O economista liberal Ignacio Briones, de 46 anos, sucede a Felipe Larraín no Ministério das Finanças. O líder político chileno mudou também os ministros das áreas da Secretaria Geral da Presidência, da Secretaria Geral do Governo, da Economia, do Trabalho, dos Bens Nacionais e do Desporto.

“O Chile não é o mesmo de há algumas semanas. O país mudou e o Governo também precisa de mudar para enfrentar estes novos desafios e tempos”, disse o Presidente em referência aos protestos dos últimos dez dias, que já fizeram vinte mortos.

Lucas Palacio, até agora vice-secretário das Obras Públicas, é o novo ministro da Economia, substituindo Juan Andrés Fontaine. O anterior titular da Economia despertou a ira da população após sugerir que os cidadãos acordassem mais cedo para evitar o aumento do preço do bilhete à hora de ponta no metropolitano de Santiago, o que originou as mobilizações que deram lugar a exigências por mudanças sociais mais profundas.

Piñera apostou em políticos mais jovens nas novas nomeações, todos com idades inferiores a 50 anos, e também em maior número de mulheres.

Karla Rubilar, até agora autarca da Região Metropolitana de Santiago, é a novo ministra da Secretaria Geral do Governo, que tem as funções de porta-voz do executivo.

María José Zaldívar, vice-secretária da Assistência Social, assume agora o Ministério das Obras Públicas. O novo ministro dos Bens Nacionais é Julio Isamit, de 30 anos, substituindo Felipe Ward, que assumiu a Secretaria Geral da Presidência. Cecilia Pérez, que atuava como porta-voz do executivo, foi agora nomeada ministra do Desporto.

“Estas medidas não resolvem todos os problemas, mas este é um primeiro passo importante”, afirmou Piñera, acrescentando que os manifestantes “refletem a forte vontade do Governo por um Chile socialmente mais justo”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A mim parece-me que os concidadãos estão fartos da actual presidência e então que se demita em vez de prolongar o sofrimento. Que mania dos políticos ficarem obsecados com o cadeirão do poder.

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …