/

Presidente chileno anuncia remodelação governamental alargada

Elvis Gonzalez / EPA

O presidente do Chile, Sebastián Piñera

Sebastián Piñera anunciou este sábado uma vasta remodelação governamental, um dia após uma manifestação histórica contra as desigualdades sociais que reuniu mais de um milhão de pessoas.

Depois de uma semana de intensos protestos contra a desigualdade no Chile, o Presidente desse país anunciou este sábado uma reforma no Governo.

Pedi a todos os ministros para apresentarem a demissão para poder formar um novo governo e poder responder às vossas exigências”, declarou o Chefe de Estado numa mensagem ao país.

Sebastián Piñera anunciou também que tenciona levantar o estado de emergência este domingo “se as circunstâncias o permitirem”, tentando contribuir “para uma normalização que tantos chilenos querem e merecem”.

As declarações do presidente chileno foram feitas uma semana após o início de uma vaga de contestação sem precedentes nas últimas décadas, num país considerado um dos mais estáveis da América Latina. Os protestos e a sua repressão já fizeram pelo menos 19 mortos, centenas de feridos e milhares de detidos.

A noite da última sexta-feira foi de violência, com vários confrontos ente manifestantes e polícia. Os manifestantes, que exigiram a demissão do Presidente, arremessaram coquetéis molotov contra as autoridades e a polícia respondeu com gás lacrimogénio.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.