Remoção de neurónios formados após lesões cerebrais pode reduzir convulsões

 

Universidade de Texas em San Antonio (UTSA)

Os exemplares tratados registaram menos 65% de convulsões

Investigadores da UTSA, Universidade do Texas, fizeram um estudo com ratos, aos quais removeram neurónios que se tinham formado depois de convulsões. Segundo os cientistas, o procedimento pode vir a reduzir a epilepsia pós-traumática (EPT).

A nova pesquisa da UTSA tem como objetivo retardar a progressão da epilepsia. Para isso, os investigadores elaboraram uma abordagem, que envolve a extração de neurónios que se formam após lesões cerebrais, para reduzir as convulsões, avança a Tech Explorist.

Num estudo publicado no The Journal of Neuroscience, a equipa vigiou a atividade convulsiva e notou que os ratos tratados tiveram uma redução de 65% nas convulsões, em comparação com os que não foram.

Estas convulsões acontecem, grande parte das vezes, numa cicatriz no cérebro, como consequência da lesão. Os neurónios formados após a lesão cerebral, não se concentram ou desenvolvem de forma regular e, podem contribuir para o desenvolvimento de epilepsia.

Jenny Hsieh, diretora do Consórcio de Saúde Cerebral da UTSA, explica que embora não seja possível parar as primeiras convulsões, pode-se tentar impedir as posteriores, o que abre caminho a novas estratégias terapêuticas.

“Descobrimos que assim que o tratamento parou, a redução das crises não foi permanente; isto pode estar relacionado com as alterações anormais no cérebro epiléptico, que afetam o desenvolvimento de novos neurónios”, revela Jenny Hsieh.

Segundo o Centro de Doenças e Controlo (CDC), os indivíduos que sofrem uma convulsão sete dias após terem um traumatismo craniano, têm 80% de probabilidade de vir a sofrer outro ataque epiléptico.

Segundo a universidade, as crises epilépticas acontecem a uma em cada 10 pessoas que sofram uma lesão cerebral traumática (TBI).

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …