Relógio clássico transformado num smartwatch. Faz pagamentos e abre portas

Um entusiasta da tecnologia modificou um relógio de pulso Casio F-91W, transformando-o num dispositivo inteligente com várias funções modernas.

O autor da modificação, que se dá pelo nome NODE, partilhou no mês passado detalhes do protótipo no seu site e num vídeo no seu canal no YouTube. O seu esforço visa tornar um relógio clássico mais “funcional e atraente”, de acordo com o Russia Today.

Para tal, o entusiasta de tecnologia começou por substituir a sua parte frontal por uma totalmente preta, conferindo-lhe um design minimalista. O acrílico cortado a laser com milímetros de espessura pode ser de qualquer cor com designs personalizados.

Dentro do relógio, NODE colocou uma placa de circuito impresso que atua como uma antena para um chip NFC (near field communication), que permite a troca de dados entre dispositivos próximos. Com este recurso, o relógio não requer bateria porque pode ser alimentado sem fios, por exemplo, através de um telefone ou tablet.

No aparelho também foi inserido um chip de 8 kilobytes que, segundo NODE, permite a partilha de chaves públicas de criptografia.

Um espaço vazio dentro da caixa do relógio — que não é ocupado por nenhum componente— permite a incorporação de uma variedade de chips, inclusive um que dá a possibilidade de fazer pagamentos bancários contactless ou abrir portas com um sistema de acesso eletrónico.

No verso, por baixo da tampa traseira, foi incorporado um leitor de microSD, o que confere ao dispositivo uma enorme capacidade de armazenamento de dados, tendo em conta que já existem cartões com mais de 500 GB.

O entusiasta nomeou o relógio Data Runner, não só pelo aumento da memória, mas como uma homenagem ao filme de 1995 “Johnny Mnemonic”, em que o protagonista tem um implante cerebral capaz de armazenar 160 GB de dados.

O criador pretende conseguir um adaptador que inclua todas as funções para evitar modificações reais e que qualquer pessoa o possa instalar. Isso envolveria uma placa com uma antena, os contactos dos chips, o leitor micro SD e um botão para ligar e desligar a função NFC.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos mantêm-se como estão

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …