Relógio clássico transformado num smartwatch. Faz pagamentos e abre portas

Um entusiasta da tecnologia modificou um relógio de pulso Casio F-91W, transformando-o num dispositivo inteligente com várias funções modernas.

O autor da modificação, que se dá pelo nome NODE, partilhou no mês passado detalhes do protótipo no seu site e num vídeo no seu canal no YouTube. O seu esforço visa tornar um relógio clássico mais “funcional e atraente”, de acordo com o Russia Today.

Para tal, o entusiasta de tecnologia começou por substituir a sua parte frontal por uma totalmente preta, conferindo-lhe um design minimalista. O acrílico cortado a laser com milímetros de espessura pode ser de qualquer cor com designs personalizados.

Dentro do relógio, NODE colocou uma placa de circuito impresso que atua como uma antena para um chip NFC (near field communication), que permite a troca de dados entre dispositivos próximos. Com este recurso, o relógio não requer bateria porque pode ser alimentado sem fios, por exemplo, através de um telefone ou tablet.

No aparelho também foi inserido um chip de 8 kilobytes que, segundo NODE, permite a partilha de chaves públicas de criptografia.

Um espaço vazio dentro da caixa do relógio — que não é ocupado por nenhum componente— permite a incorporação de uma variedade de chips, inclusive um que dá a possibilidade de fazer pagamentos bancários contactless ou abrir portas com um sistema de acesso eletrónico.

No verso, por baixo da tampa traseira, foi incorporado um leitor de microSD, o que confere ao dispositivo uma enorme capacidade de armazenamento de dados, tendo em conta que já existem cartões com mais de 500 GB.

O entusiasta nomeou o relógio Data Runner, não só pelo aumento da memória, mas como uma homenagem ao filme de 1995 “Johnny Mnemonic”, em que o protagonista tem um implante cerebral capaz de armazenar 160 GB de dados.

O criador pretende conseguir um adaptador que inclua todas as funções para evitar modificações reais e que qualquer pessoa o possa instalar. Isso envolveria uma placa com uma antena, os contactos dos chips, o leitor micro SD e um botão para ligar e desligar a função NFC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …