/

Relógio inteligente monitoriza a saúde dos idosos

 

Chama-se Tempo e é um relógio inteligente, desenvolvido para monitorizar os hábitos diários dos idosos, ajudar a identificar problemas de saúde – como Alzheimer ou depressão – no seu estágio inicial e alertar os familiares se algo de errado estiver a acontecer.

Criado pela CarePredict, o dispositivo está actualmente à procura de patrocinadores no site de crowdsourcing Fundable. O preço é de cerca de 126 euros.

O Tempo funciona com sensores que monitorizam o movimento do utilizador em toda a casa, registando a ordem de execução e o tempo despendido em actividades diárias, como cozinhar, escovar os dentes e comer. Os dados são depois transmitidos para um centro de comunicação que os analisa e envia notificações para o dispositivo móvel ou computador do familiar responsável, que é também notificado quando o idoso se esquece de colocar o relógio.

O algoritmo é definido para procurar desvios dos padrões de referência, os quais podem ser um reflexo de problemas clínicos. O facto de um idoso se envolver cada vez menos na sua actividade favorita (como por exemplo, fazer o jantar), pode significar o início de uma depressão. E o utilizador escovar os dentes várias vezes ao dia, pode ser o primeiro sinal de uma perda progressiva da memória de curto prazo.

O registo de padrões diários dos idosos torna mais simples o reconhecimento de problemas, de forma a comunicá-los mais rapidamente a profissionais de saúde e prestadores de cuidados médicos, abrindo caminho para um melhor acompanhamento e mais imediato.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.