Nasceu um “relógio imunitário” que permite prever doenças

Um novo estudo analisou a correlação entre a substância CXCL9 e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Parece coisa de filme, mas é só a ciência a fazer das suas. Investigadores da Universidade de Stanford e do Buck Institute for Research on Aging criaram um relógio que prevê a capacidade do sistema imunitário de combater inflamações relacionadas com a idade. O estudo foi publicado este mês na Nature.

“Todos os anos, o calendário diz-nos que estamos um ano mais velhos. Mas nem todos os humanos envelhecem biologicamente ao mesmo tempo. Vemos isto na clínica, algumas pessoas mais velhas são extremamente propensas a doenças, e outras são um exemplo de saúde”, afirma David Furman, autor do estudo.

De acordo com Furman, esta diferença explica-se pelas variações no ritmo de deterioração dos sistemas imunitários das pessoas. O sistema imunitário é excelente a criar uma resposta intensa e imediata a ferimentos ou doenças chamada inflamação aguda. Esta “boa inflamação” normalmente desaparece ao fim de alguns dias.

Mas com a idade, surge uma constante “má inflamação” que causa danos nos órgãos e torna o corpo mais vulnerável a muitos problemas de saúde, incluindo cancro, ataques cardíacos, AVCs, degeneração nervosa e doenças auto-imunes.

Até agora, não existia forma de prever como estas inflamações podem causar problemas de saúde no futuro ou de como os impedir ou curar. Mas este estudo criou uma medida que permite quantificar isso.

Foram estudadas 1.001 amostras de sangue recolhidas entre 2009 e 2016 de pessoas saudáveis entre os oito e os 96 anos. As amostras foram sujeitas a análises aos níveis de citocinas, ou seja, proteínas que fazem a sinalização imunológica e à actividade de milhares de genes em cada uma das células imunológicas.

Os investigadores concluíram que os factores mais influentes na idade inflamatória foram cerca de 50 citocinas. Criou-se depois um sistema de inteligência artificial que aplicou todos estes dados na composição do relógio inflamatório e gerou uma pontuação que avalia a resposta imunitária de cada pessoa e a probabilidade de desenvolver doenças.

A citocina chave

Os cientistas apontam para uma substância sanguínea cuja quantidade no sangue influencia o envelhecimento cardiovascular mais do que qualquer outro componente estudado: CXCL9. Os níveis desta citocina que atrai outras células imunitárias aumentaram bastante depois dos 60 anos em média.

Uma série de experiências concluiu que esta substância é segregada não só pelas células do sistema imunitário, mas também por células endoteliais, ou seja, células que revestem o interior dos vasos sanguíneos. A idade avançada tem uma correlação com a diminuição da capacidade das células endoteliais de dilatar ou contrair os vasos sanguíneos.

Já outras experiências neste estudo mostraram que a redução dos níveis de CXCL9 em tecidos de ratos e em células humanas permitiu restaurar o funcionamento total das células endoteliais, o que sugere que esta substância pode ser a chave para o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

“A capacidade do nosso relógio de idade inflamatória de detectar o envelhecimento cardiovascular acelerado dá pistas sobre o potencial impacto clínico. Todas as doenças são melhor tratadas quando são tratadas cedo”, conclui Furman, que é também director do Stanford 1000 Immunomes Project.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …