“Relógio de ADN” pode ajudar a prever a mortalidade

Um grupo de cientistas conseguiu identificar uma espécie de “relógio de ADN” que pode ajudar a prever quantos anos de vida restam a uma pessoa.

Uma investigação, publicada na Genome Biology, e levada a cabo durante mais de 14 anos por uma equipa da Universidade de Edimburgo, concluiu que as mudanças que ocorrem no ADN de uma pessoa, ao longo da sua vida, podem ajudar a determinar a morte prematura num indivíduo.

É quase senso comum que a cronologia do tempo não determina exactamente a idade do nosso corpo, isto é, o seu real estado orgânico. Há jovens com um físico menos cuidado e há, por outro lado, pessoas mais velhas muito melhor preservadas.

Foi precisamente com o intuito de determinar uma medida biológica da idade que os investigadores da Universidade de Edimburgo estudaram mais de 5 mil pessoas e, especificamente, as alterações químicas ocorridas nos respectivos ADN, ao longo das suas vidas.

Estes cientistas conseguiram, desta forma, desenvolver um “relógio biológico da idade”, isto é, determinar a idade previsível da pessoa como reflexo do estado do seu genoma e, logo, compará-la com a sua idade real.

“As pessoas cuja idade biológica era maior do que a sua idade real têm maior probabilidade de morrer mais cedo do que aquelas com idades biológicas e reais iguais”, salientam os investigadores, citados no site da Universidade de Edimburgo.

ed.ac.uk

O professor Ian J. Deary, investigador da Universidade de Edimburgo, na Escócia

O professor Ian J. Deary, investigador da Universidade de Edimburgo, na Escócia

Mesmo com a introdução de doenças crónicas ou de consumo de tabaco na equação, manteve-se a relação entre um relógio de ADN mais acelerado e uma morte mais prematura, afiança a mesma fonte sobre as conclusões dos cientistas.

“Este novo estudo aumenta a nossa compreensão da longevidade e do envelhecimento saudável”, realça o psicólogo Ian Deary, especialista em envelhecimento cognitivo e o líder da equipa de investigadores responsável pelo estudo.

“É entusiasmante, porque identificou um novo indicador de idade, o que melhora a previsão do tempo de vida para além e apesar da contribuição de factores como o tabaco, a diabetes ou as doenças cardiovasculares”, acrescenta Deary.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …