/

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um “submundo” debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o “submundo”, representando o mito da criação.

A região da Anatólia é conhecida como “berço das civilizações”. É lá que podemos encontrar Yazılıkaya, um templo de Hattusa, a capital do Império Hitita. Este é um assentamento construído pelos frígios, que deixaram ruínas antigas que estão entre as mais bem preservadas da Turquia.

Embora as escavações arqueológicas em Yazılıkaya tenham começado há quase 200 anos, ainda hoje são encontrados novos detalhes. Uma equipa de investigadores descobriu um calendário antigo e um mapa do cosmos que apresentam evidências interessantes, escreve o The Jerusalem Post.

Os relevos de pedra, que provavelmente foram feitos há cerca de 3.200 anos, revelam detalhes de um “submundo” situado debaixo da Terra.

No templo de Yazılıkaya, descoberto em 1834, já foram encontradas esculturas de pedra calcária representando mais de 90 figuras diferentes, incluindo animais, monstros e deuses.

Foram precisos quase 200 anos para decifrar aquilo que estava retratado, mas uma equipa de investigadores determinou que as representações são de um cosmos que inclui a Terra, o céu e o “submundo”, representando o mito da criação.

Segundo o jornal israelita, numa parede há desenhos da deusa do sol e da deusa da tempestade. Nas paredes leste e oeste do templo, podem ver-se os povos mais humildes, as fases da lua e as estações do ano.

Além disso, numa das salas do templo há uma pintura dedicada ao “submundo”. O artigo científico foi publicado recentemente na revista Journal of Skyscape Archaeology.

“Acreditamos que o templo representa totalmente uma imagem simbólica do Universo, incluindo os seus níveis estáticos – terra, céu e submundo, bem como os processos cíclicos de renovação – dia e noite ou verão e inverno”, explicam os investigadores.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.