Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um “submundo” debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o “submundo”, representando o mito da criação.

A região da Anatólia é conhecida como “berço das civilizações”. É lá que podemos encontrar Yazılıkaya, um templo de Hattusa, a capital do Império Hitita. Este é um assentamento construído pelos frígios, que deixaram ruínas antigas que estão entre as mais bem preservadas da Turquia.

Embora as escavações arqueológicas em Yazılıkaya tenham começado há quase 200 anos, ainda hoje são encontrados novos detalhes. Uma equipa de investigadores descobriu um calendário antigo e um mapa do cosmos que apresentam evidências interessantes, escreve o The Jerusalem Post.



Os relevos de pedra, que provavelmente foram feitos há cerca de 3.200 anos, revelam detalhes de um “submundo” situado debaixo da Terra.

No templo de Yazılıkaya, descoberto em 1834, já foram encontradas esculturas de pedra calcária representando mais de 90 figuras diferentes, incluindo animais, monstros e deuses.

Foram precisos quase 200 anos para decifrar aquilo que estava retratado, mas uma equipa de investigadores determinou que as representações são de um cosmos que inclui a Terra, o céu e o “submundo”, representando o mito da criação.

Segundo o jornal israelita, numa parede há desenhos da deusa do sol e da deusa da tempestade. Nas paredes leste e oeste do templo, podem ver-se os povos mais humildes, as fases da lua e as estações do ano.

Além disso, numa das salas do templo há uma pintura dedicada ao “submundo”. O artigo científico foi publicado recentemente na revista Journal of Skyscape Archaeology.

“Acreditamos que o templo representa totalmente uma imagem simbólica do Universo, incluindo os seus níveis estáticos – terra, céu e submundo, bem como os processos cíclicos de renovação – dia e noite ou verão e inverno”, explicam os investigadores.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias produzem seda de aranha sintética (mais forte do que o aço)

A seda da aranha é um dos materiais mais fortes e resistentes que existem. Recentemente, uma equipa de cientistas da Washington University, nos Estados Unidos, desenvolveu uma seda de aranha sintética capaz de superar a …

Agosto é o mês ideal para ver o "Senhor dos Anéis" do céu

As noites do início de agosto podem ser reservadas para o espetáculo que o "Senhor dos Anéis" nos vai oferecer: este ano, o hemisfério norte de Saturno está inclinado em nossa direção, uma inclinação que …

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …