“É um terror. Nunca vi disto”. Raio matou 68 cabras no Alto Minho

15

CabrasUm raio matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em “40 anos de serra”, nunca viu nada assim.

O episódio insólito e trágico aconteceu na sexta-feira à tarde, por volta das 15 horas, quando os animais estavam a pastar na montanha.

“Eu estava ao telefone, ouvi dois ecos de trovão e vi uma labareda num bocado de tojo (mato), olhei para o lado e vi duas cabras atordoadas, e quando olhei para outro lado vi muitas outras no chão”, relata ao jornal O Minho o proprietário dos animais.

Nunca tinha visto nada assim na minha vida, todas em fileira, junto umas às outras, mortas”, conta ainda.

É um terror“, acrescenta o pastor que tem “40 anos de serra”. “Nunca vi disto, o raio deve ter caído aqui, iniciado um incêndio ali num tojo e matado as cabras, é que não há outra explicação para a morte delas”, refere Dário Silva que tinha um total de 300 animais.

O incêndio foi “uma fogueirinha que se apagou logo com a chuva”, mas o impacto do trovão terá sido fatal para os animais.

“Nem estão feridas nem nada. Rebentaram todas por dentro“, diz ainda Dário Silva em declarações à agência Lusa.

“Antes queria perder cinco mil euros do que perder as cabras”, lamenta também o pastor, notando que “não há cabras novas para comprar e as que há são caríssimas”, custando “80 e 100 euros cada uma”, pois trata-se de “uma raça antiga”.

Dário Silva refere igualmente que algumas das cabras mortas estavam para parir e que, além disso, ficaram várias crias sem mães para serem alimentadas.

“São cerca de 10, alguns com 15 dias de nascidos que vão morrer de fome, coitadinhos. Não é como os vitelos, não pegam no biberão”, diz.

O pastor está agora na expectativa de poder vir a receber algum apoio financeiro. “Não sei se me vão ajudar, mas eu vivo disto”, aponta.

“Vou fazer 54 anos, criei os meus filhos com isto. É a minha profissão. Venho para os montes da freguesia de manhã cedo, pôr o rebanho a pastar, com a ajuda dos quatro cães de raça Castro Laboreiro e cão de guarda transmontano, e à noite recolho as cabras para um barracão”, relata ainda na Lusa.

O veterinário municipal, um técnico do Ministério da Agricultura e o vereador municipal da Protecção Civil, Olegário Gonçalves, estiveram no local do acidente para analisar o sucedido.

“O cenário é indescritível”, assume Olegário Gonçalves em declarações à Rádio Barca FM. O caso está agora a ser analisado pelo Ministério.

ZAP // Lusa

15 Comments

  1. Relâmpago não mata, é um clarão súbito. Quereria dizer raio. E referir-se a biberão, em vez de beberão.
    Desgraçado pastor. Apesar de tudo, felizmente, não foi ele a vítima.

  2. Uma coisa é certa… O homem sabe fazer contas. É que 68 cabras com um valor de 80 a 100 euros dá 5440 a 6800 euros. É mais do que 5 mil, sem dúvida!!

  3. E porque não??
    Onde anda o PANdemia?? Não diz nada?? Querem proteger a Natureza?? A Natureza trata deles… Ainda bem que o homem não estava ao pé das cabras… Mais vale isso!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.