“É um terror. Nunca vi disto”. Raio matou 68 cabras no Alto Minho

CabrasUm raio matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em “40 anos de serra”, nunca viu nada assim.

O episódio insólito e trágico aconteceu na sexta-feira à tarde, por volta das 15 horas, quando os animais estavam a pastar na montanha.

“Eu estava ao telefone, ouvi dois ecos de trovão e vi uma labareda num bocado de tojo (mato), olhei para o lado e vi duas cabras atordoadas, e quando olhei para outro lado vi muitas outras no chão”, relata ao jornal O Minho o proprietário dos animais.

Nunca tinha visto nada assim na minha vida, todas em fileira, junto umas às outras, mortas”, conta ainda.

É um terror“, acrescenta o pastor que tem “40 anos de serra”. “Nunca vi disto, o raio deve ter caído aqui, iniciado um incêndio ali num tojo e matado as cabras, é que não há outra explicação para a morte delas”, refere Dário Silva que tinha um total de 300 animais.

O incêndio foi “uma fogueirinha que se apagou logo com a chuva”, mas o impacto do trovão terá sido fatal para os animais.

“Nem estão feridas nem nada. Rebentaram todas por dentro“, diz ainda Dário Silva em declarações à agência Lusa.

“Antes queria perder cinco mil euros do que perder as cabras”, lamenta também o pastor, notando que “não há cabras novas para comprar e as que há são caríssimas”, custando “80 e 100 euros cada uma”, pois trata-se de “uma raça antiga”.

Dário Silva refere igualmente que algumas das cabras mortas estavam para parir e que, além disso, ficaram várias crias sem mães para serem alimentadas.

“São cerca de 10, alguns com 15 dias de nascidos que vão morrer de fome, coitadinhos. Não é como os vitelos, não pegam no biberão”, diz.

O pastor está agora na expectativa de poder vir a receber algum apoio financeiro. “Não sei se me vão ajudar, mas eu vivo disto”, aponta.

“Vou fazer 54 anos, criei os meus filhos com isto. É a minha profissão. Venho para os montes da freguesia de manhã cedo, pôr o rebanho a pastar, com a ajuda dos quatro cães de raça Castro Laboreiro e cão de guarda transmontano, e à noite recolho as cabras para um barracão”, relata ainda na Lusa.

O veterinário municipal, um técnico do Ministério da Agricultura e o vereador municipal da Protecção Civil, Olegário Gonçalves, estiveram no local do acidente para analisar o sucedido.

“O cenário é indescritível”, assume Olegário Gonçalves em declarações à Rádio Barca FM. O caso está agora a ser analisado pelo Ministério.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Relâmpago não mata, é um clarão súbito. Quereria dizer raio. E referir-se a biberão, em vez de beberão.
    Desgraçado pastor. Apesar de tudo, felizmente, não foi ele a vítima.

  2. Se fosse 1 de abril julgava que era mentira. Nunca vi um raio a atingir o solo, sem ser através de uma árvore… Fonix…

  3. Uma coisa é certa… O homem sabe fazer contas. É que 68 cabras com um valor de 80 a 100 euros dá 5440 a 6800 euros. É mais do que 5 mil, sem dúvida!!

  4. E porque não??
    Onde anda o PANdemia?? Não diz nada?? Querem proteger a Natureza?? A Natureza trata deles… Ainda bem que o homem não estava ao pé das cabras… Mais vale isso!

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …