Relação desafia o Supremo e proíbe alojamento local a turistas

JAMoutinho / Flickr

As cores da Ribeira, no Porto

As cores da Ribeira, no Porto

O Tribunal da Relação do Porto contrariou uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça e proibiu um proprietário de arrendar um apartamento a turistas, numa decisão que não é passível de recurso.

O caso é reportado pelo jornal Público que atesta que a Relação do Porto decidiu contra o chamado alojamento de curta duração, chocando com um acórdão do tribunal superior.

Em Março passado, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) considerou que era legal que os proprietários de apartamentos em edifícios de habitação os arrendem a título de alojamento local.

Os proprietários acreditaram que a decisão do STJ faria jurisprudência, influenciando os tribunais inferiores que, por mais do que uma vez, se manifestaram contra este tipo de arrendamento temporário.

Mas a Relação do Porto, citando aquele acórdão do Supremo, fundamenta o caso de forma “distinta”, nota o Público, frisando que os magistrados consideram a habitação “como um espaço de vida doméstica com a inerente necessidade de tranquilidade e sossego, não cabendo nela o alojamento local”.

“Salvo o devido respeito pelo acórdão do Supremo, a questão está longe de esgotada, dada a relevância e complexidade dos factores envolventes”, nota o acórdão da Relação citado pelo Público.

A decisão, que ainda não transitou em julgado, não é passível de recurso para o STJ, nota o advogado do proprietário ao Público, explicando que isso se deve ao facto de estar em causa uma acção abaixo dos 30 mil euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …

Fim das moratórias. Banco de Fomento está a trabalhar com outros bancos

O Banco Português de Fomento está a trabalhar com vários stakeholders, nomeadamente os bancos, para ter o fim das moratórias em conta com a perspetiva para este e o próximo ano. Nos próximos tempos, o Banco …

Pessoas com 55 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a covid-19

Depois dos maiores de 60 anos, chegou a vez da inscrição dos utentes com 55 anos ou mais. Estes cidadãos já podem agendar a toma da vacina contra a covid-19. O auto-agendamento para a vacina contra …

Primeiro-ministro israelita garante que o país usará "força crescente" contra Hamas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisou na quarta-feira que Israel vai continuar a intensificar a força dos ataques retaliatórios contra as milícias palestinianas em Gaza e que vai visar vários comandantes da liderança militar do …

Melhorias nos edifícios e uma nova plataforma. PRR tem 45 milhões para ajudar pessoas com deficiência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 45 milhões de euros para acelerar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades. Na terceira componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponibilizado pelo Governo, …