Rejeitado pedido de libertação de Rosa Grilo

António Pedro Santos / Lusa

Esta quarta-feira, foi rejeitado o pedido de libertação de Rosa Grilo. O pedido tinha sido apresentado na sexta-feira passada, depois da libertação de António Joaquim.

Três dias depois de António Joaquim ter sido libertado, o tribunal rejeitou libertar Rosa Grilo, avança esta quarta-feira o Observador. O coletivo de juízes decidiu manter Rosa Grilo em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Tires, onde se encontra desde 26 de setembro.

O requerimento para revisão da medida de coação deu entrada na sexta-feira no Tribunal de Loures. De acordo com a TVI24, a defesa vai interpor recurso da decisão.

O tribunal alega que se mantêm os pressupostos que levaram à aplicação da medida de coação mais gravosa à suspeita do homicídio do triatleta Luís Grilo.

António Joaquim, amante de Rosa Grilo, encontra-se com a medida de coação de termo de identidade e residência desde sexta-feira. O Observador adianta que na segunda-feira, o tribunal de Loures voltou a vincar a decisão de o manter em liberdade ao recusar o pedido do Ministério Público de anular a alteração da medida de coação do arguido.

O coletivo de juízes explica que a decisão de alterar a medida de coação foi tomada na sequência de uma reunião dos juízes que estão a julgar o caso e não por causa do requerimento apresentado pelo advogado Ricardo Serrano Vieira em que pedia para libertar o arguido.

No despacho, a juíza Ana Clara Baptista explica que, no momento em que o tribunal decidiu libertar António Joaquim, não sabia sequer que “tinha dado entrada requerimento da defesa a solicitar a alteração da medida de coação”.

Rosa Grilo e António Joaquim estão acusados pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado agravado, profanação de cadáver e detenção de arma proibida. A leitura do acórdão do caso está marcada para 10 de janeiro.

O corpo de Luís Grilo foi encontrado com sinais de violência e em adiantado estado de decomposição, mais de um mês após o desaparecimento, a cerca de 160 quilómetros da sua casa, na zona de Benavila, concelho de Avis, distrito de Portalegre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …

Um dos ingredientes mais comuns da dieta ocidental altera genes no cérebro

O uso de óleo de soja tem aumentado drasticamente nas últimas décadas, tornando-se o óleo comestível mais consumido nos Estados Unidos. No entanto, um novo estudo sugere que o óleo de soja causa alterações genéticas …

Défice de 2019 cai para 599 milhões (e até deixa excedente à vista)

As administrações públicas fecharam o ano de 2019 com um défice de 599 milhões de euros em contas públicas, anunciou esta segunda-feira o Ministério das Finanças, que é liderado por Mário Centeno. Este valor representa uma …

Adiada para quinta-feira decisão do Livre sobre confiança política em Joacine

A Assembleia do Livre para decidir a retirada de confiança política à sua deputada única, Joacine Katar Moreira, na sequência da votação do IX Congresso do partido, foi adiada para quinta-feira, estando inicialmente prevista para …

Avião que se despenhou no Afeganistão é um bombardeiro dos EUA. Talibãs asseguram que foi "taticamente abatido"

O Pentágono confirmou esta segunda-feira a queda de um avião militar norte-americano no Afeganistão mas referindo não possuir indicações de que tenha sido atingido por disparos inimigos. Já os talibãs asseguram que foi "taticamente abatido". "Um …

Desflorestação está a mudar a forma como os macacos comunicam

A desflorestação que leva à perda de habitat está a mudar a forma como os macacos-uivadores comunicam. A frequência e a duração do uivo são diferentes do habitual. A desflorestação tem um enorme impacto na natureza, …

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …