Reitor da Universidade Fernando Pessoa julgado por desvio de 3 milhões

(dr)

Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa

Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, está a ser julgado por crime de infidelidade, um ilícito punido “com pena de prisão até três anos ou com pena de multa”. O dinheiro da instituição terá sido canalizado para uma empresa, cujos sócios são o próprio reitor, a mulher e os dois filhos.

O reitor da Universidade Fernando Pessoa, Salvato Trigo, está a ser julgado desde outubro, à porta fechada, no Tribunal Judicial da Comarca do Porto por desvio de “pelo menos” três milhões de euros da Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, que detém a instituição privada de ensino.

De acordo com o jornal Público, a acusação refere vários esquemas que o reitor terá montado para obter grandes quantias de dinheiro da fundação que detém a universidade, dinheiro esse canalizado para uma empresa em nome do próprio, da sua mulher e dos dois filhos.

Salvato Trigo responde assim pelo crime de infidelidade, um ilícito punido “com pena de prisão até três anos ou com pena de multa”, mas garante que a “acusação é completamente falsa” e insiste na presunção de inocência.

Um dos negócios em causa foi a compra de uma casa contígua à reitoria, que alberga hoje a Escola de Pós-Graduações da Instituição. O imóvel foi comprado pela empresa da família, a Erasmo, com um empréstimo de 1,2 milhões da universidade.

Denunciado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, o caso já foi averiguado por um juiz de instrução que considera provável a condenação devido à existência de documentos que comprovam a acusação. Além disso, a Polícia Judiciária fez perícias financeiras que também suportam a acusação.

A sociedade Erasmo recebia, também, rendas provenientes do aluguer de bares e cantinas da universidade Fernando Pessoa. As entidades que exploravam esses espaços entregaram à família de Salvato Trigo mais de 50 mil euros por ano. Embora as contas fossem pagas pela universidade, o reembolso era entregue à Erasmo e não à fundação.

A ser verdade, o reitor casou “prejuízo patrimonial importante” de forma intencional quando tinha “o encargo de dispor de interesses patrimoniais alheios ou de os administrar ou fiscalizar”.

O Ministério Público pede que a vantagem patrimonial que Salvato Trigo obteve com o crime, estimada em pelo menos 3.033.056 euros, seja declarada perdida a favor do Estado, já que foi obtida “através da prática de um facto ilícito”.

Na sequência da queixa feita ao Ministério Público, em 2011, a Autoridade Tributária decidiu realizar inspeções às contas da fundação, do reitor e da sua mulher, também vice-presidente da fundação, e da Erasmo e, no total, o fisco exigiu mais de 1,4 milhões de euros.

Segundo o Público, os visados impugnaram as cobranças nos tribunais. O jornal encontrou no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto seis processos a correr, todos relativos a impugnações de cobranças da Fazenda Pública interpostos entre 2015 e o ano passado.

A advogada da fundação e da Erasmo recusou prestar declarações ao Público. Já o reitor Salvato Trigo não atendeu o telefone nem respondeu a mensagens.

O Ministério Público está agora a investigar crimes fiscais na Universidade Fernando Pessoa. A informação foi confirmada ao Público pela Procuradoria-Geral da República.

O inquérito, que teve início em 2015, está a correr no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, que delegou a investigação na Divisão de Processos de Crimes Fiscais das Finanças. O processo já tem vários arguidos constituídos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma vergonha, por isso é que não existe melhores empresas em Portugal, as que existem hoje em dia a trabalhar para o estado são quase todas de gente ligada a estas ou a politicos só com o intuito de gamar o nosso dinheiro pagas a preços de ouro, vergonha das vergonhas,gostava que alguem fizesse um apanhado de todas as empresas que trabalham para o estado e de quem são veriamos a realidade que temos.

RESPONDER

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …