Reis dos Países Baixos pedem desculpa por terem violado regras anti-covid na Grécia

Os reis dos Países Baixos, Willem-Alexander e Maxima, nem sempre mantiveram as regras do distanciamento social durante as suas férias na Grécia. Agora, vieram pedir desculpa.

Uma fotografia começou a circular na Internet que mostra o rei Willem-Alexander, de 53 anos, e a rainha Maxima, de 49, de pé ao lado de outro homem. O monarca dos Países Baixos aparece ainda com uma máscara na mão.

Segundo o NL Times, o RTL Nieuws rastreou a foto para um restaurante na Grécia. Um funcionário do restaurante confirmou à emissora que os reis visitaram o restaurante na semana passada e que tiraram uma fotografia com um dos proprietários. “A fotografia era para um álbum privado”, disse o funcionário, acrescentando que a violação das regras do coronavírus foi “um erro”.

View this post on Instagram

22 août 2020. Le roi Willem-Alexander et la reine Maxima des Pays-Bas ont visité l'île grecque de Milos pendant leurs vacances.

A post shared by @ the_royals_of_today on

Os reis divulgaram um curto comunicado no Twitter, onde se desculpam e admitem que deveriam ter aderido às restrições para travar a propagação de covid-19. “Uma fotografia apareceu nos media na qual estamos a manter muito pouca distância”, escreveram. “Na espontaneidade do momento, não prestámos atenção a isso. Claro que deveríamos. Porque o cumprimento das regras também é essencial nas férias para manter o vírus sob controlo.”

Em março, a realeza holandesa entrou em isolamento depois de terem sido relatados vários casos de covid-19 numa estância de esquia na Áustria, onde o casal tinha passado férias.

O Governo holandês recentemente apelou aos cidadãos para que fossem extremamente cuidadosos para respeitar as regras de distanciamento social após um aumento nos casos de covid-19. Aliás, o Governo tem insistido que o distanciamento social é a primeira e mais importante linha de defesa contra o coronavírus.

Desde o início da pandemia, os Países Baixos registaram 66.554 infetados e 6.200 óbitos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …