Reino Unido está em risco de sofrer um enorme ciberataque

powtac / Flickr

Enquanto que o Centro Nacional britânico para a Cibersegurança (NCSC) tem lidado com mais de dez ciberataques por semana nos últimos anos, acredita-se que algo maior está prestes a acontecer.

O CEO do Centro Nacional britânico para a Cibersegurança (NCSC), Ciaran Martin, acredita que o Reino Unido enfrentará um teste real para sua infraestrutura de segurança muito em breve, adianta o Alphr.

Um relatório, publicado esta terça-feira pela entidade, revela que este organismo teve de lidar com 1.167 ataques desde que entrou em pleno funcionamento, em 2016, e que só nos últimos 12 meses registou 557 incidentes, a maioria com origem em “nações de alguma forma hostis ao Reino Unido“.

Martin adianta que, até agora, nenhum dos ataques cai na categoria 1, ou seja, nenhum deles teve um grande potencial para ameaçar a vida. Mas, na verdade, não deve faltar muito para isso acontecer.

“Tenho poucas dúvidas de que vamos ser testados até ao limite, como centro e como nação, por um grande incidente algures nos próximos anos”, escreve Martin no relatório.

O ciberataque com o WannaCry, que, no ano passado, afetou centenas de milhares de computadores de vários países, recebeu a classificação de categoria dois, com um “impacto sério numa grande parte da população, economia ou governo“.

Segundo a Visão, o governo britânico adiantou, na semana passada, que esse ataque afetou pelo menos 80 dos 236 hospitais públicos em Inglaterra, assim como 595 centros de saúde, num custo total para o serviço nacional de saúde britânico de mais de 100 milhões de euros, incluindo mais de 82 milhões só para suporte informático.

Se o ciberataque com o WannaCry, classificado em categoria dois, causou estes danos, imagine o que poderia acontecer com um ataque de nível um. Além disso, as autoridades estão também preocupadas com o ataque a informações militares ou classificadas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com esta questão do Brexit todos os Apocalipses caem sobre o Reino Unido, tão preocupados com eles alguns ainda vão ficar de cabeça partida muito antes.

RESPONDER

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …