Reino Unido vai restringir promoções de comida pouco saudável a partir de 2022

O Governo britânico anunciou, na segunda-feira, que vai restringir as promoções e ofertas de alimentos pouco saudáveis a partir de abril de 2022.

De acordo com a agência Reuters, o Reino Unido vai banir as promoções do tipo “compre um, leve dois” para alimentos ricos em gordura, açúcar ou sal, assim como ‘refills’ gratuitos de refrigerantes açucarados nos restaurantes a partir de abril de 2022.

Este é o mais recente passo do Governo britânico para combater a obesidade, já que este é um dos principais problemas de saúde pública a longo prazo do país. Quase dois terços dos adultos em Inglaterra apresentam excesso de peso, e uma em cada três crianças saem da escola primária com excesso de peso ou obesidade.

Segundo a mesma agência noticiosa, também vão ser restringidos os locais onde as lojas poderão publicitar tais produtos, e promoções consideradas não saudáveis não vão ser permitidas em caixas, entradas de lojas ou no final dos corredores.

“Estamos a restringir as promoções e a introduzir uma série de medidas para garantir que a escolha saudável é a escolha fácil. Criar um ambiente que nos ajude a comer alimentos mais saudáveis com mais regularidade é crucial para melhorar a saúde da nação”, disse a ministra responsável pela Saúde Pública, Jo Churchill.

Esta iniciativa junta-se a outras propostas já feitas este ano, nas quais se contempla a proibição da transmissão de publicidade relacionada com comida pouco saudável na televisão antes das 21h00, assim como a proibição total de anunciar este tipo de produtos na Internet.

As autoridades britânicas já reconheceram que as pessoas que sofrem de excesso de peso ou obesidade correm maior risco ao contrair covid-19. Um facto destacado pelo próprio primeiro-ministro, Boris Johnson, que falou publicamente sobre a necessidade de perder peso desde que foi hospitalizado com a doença.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …