Reino Unido inaugura supermercado onde os clientes pagam com a impressão digital

O Reino Unido tornou-se no primeiro país do mundo a ter um supermercado onde os clientes pagam as suas compras através da tecnologia de impressão digital.

A invenção, chamada de “Fingopay”, funciona através de um sistema de infravermelhos que digitaliza as veias dos dedos e vincula o mapa biométrico às contas bancárias de cada cliente do supermercado.

Os dados bancários são guardados no fornecedor de pagamentos Worldpay, da mesma forma que se pode armazenar quando são comprados produtos pela Internet.

Os clientes da loja Costcutter, no campus da Universidade Brunel, em Londres, foram os primeiros a testar esta inovação. O sistema de pagamento foi simplificado, uma vez que os clientes podem ir ao supermercado sem dinheiro ou cartões e podem pagar com as mãos.

A empresa por trás desta invenção, Sthaler, com sede na capital britânica, avança que já está a trabalhar com outros supermercados do país para terem também esta tecnologia.

A Sthaler afirma que este sistema de pagamento é o mais seguro, já que “não pode ser copiado ou roubado”.

Além disso, a empresa espera que mais de três mil estudantes dos 13 mil que existem no campus universitário se registem antes de novembro para utilizar este serviço.

A empresa diz que já está a negociar o sistema não só com supermercados, mas também com discotecas, ginásios e estádios de futebol para identificar com facilidade quem tem acesso às zonas VIP.

A impressão digital já é utilizada no Reino Unido para entrar em alguns edifícios de alta segurança ou autorizar as transferências de comércio interno num banco de investimento.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser mais prático, mas mais seguro não. A pessoa tb fica vulnerável a um sequestro! Seguro nesse mundo difícil, só com Jesus.

RESPONDER

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …