Regressou à terra a primeira cientista a sequenciar ADN no Espaço

Três astronautas, incluindo a norte-americana Kate Rubins, a primeira pessoa a sequenciar ADN no espaço, chegaram hoje ao Cazaquistão depois de 115 dias na Estação Espacial Internacional.

O controlador russo da missão confirmou a aterragem de Kate Rubins, da NASA, de Anatoly Ivanishin, da Roscosmos, e de Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

A MS-01, a primeira nave do novo modelo Soyuz, pousou a cerca de 140 quilômetros da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.

“Os tripulantes estão bem”, afirmou um porta-voz do CCVE citado por veículos de imprensa russos. O trio regressou à Terra após uma missão de 115 dias no laboratório espacial.

Os biólogos moleculares Rubins e Onishi regressaram da sua primeira missão ao espaço, enquanto o comandante Ivanishin repetiu a experiência de há cinco anos, que durou, na altura, cinco meses.

Durante sua permanência na ISS, os três investigadores realizaram cerca de 40 experiências científicas.

A chegada do trio à Estação Espacial Internacional foi adiada por duas semanas, já que as autoridades russas realizaram mais testes ao software do veículo modificado Soyuz MS-01.

A participação de Rubins na missão gerou particular entusiasmo depois de a NASA anunciar planos para a cientista sequenciar ADN a bordo da Estação Espacial Internacional, uma estreia mundial.

Em agosto, Rubins sequenciou amostras de ADN de ratos, vírus e bactéria, usando o sistema MinION, ao mesmo tempo que investigadores na Terra sequenciavam, simultaneamente, amostras idênticas.

Segundo a NASA, a investigação pode ajudar a identificar micróbios potencialmente perigosos a bordo da Estação Espacial Internacional e diagnosticar doenças no espaço.

Rubins foi também a primeira mulher abordo da Estação Espacial Internacional desde que a italiana Samantha Cristoforetti regressou à Terra, com o recorde da mais longa viagem espacial feita por uma mulher (199 dias), em junho do ano passado.

A bordo da ISS permanecem os russos Sergei Rizhikov e Andrei Borisenko e o americano Shane Kimbrough, que chegaram à plataforma espacial no dia 21.

O laboratório da Estação Espacial Internacional orbita a terra a cerca de 28 mil quilómetros por hora desde 1998.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …