Regressou à terra a primeira cientista a sequenciar ADN no Espaço

Três astronautas, incluindo a norte-americana Kate Rubins, a primeira pessoa a sequenciar ADN no espaço, chegaram hoje ao Cazaquistão depois de 115 dias na Estação Espacial Internacional.

O controlador russo da missão confirmou a aterragem de Kate Rubins, da NASA, de Anatoly Ivanishin, da Roscosmos, e de Takuya Onishi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

A MS-01, a primeira nave do novo modelo Soyuz, pousou a cerca de 140 quilômetros da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.

“Os tripulantes estão bem”, afirmou um porta-voz do CCVE citado por veículos de imprensa russos. O trio regressou à Terra após uma missão de 115 dias no laboratório espacial.

Os biólogos moleculares Rubins e Onishi regressaram da sua primeira missão ao espaço, enquanto o comandante Ivanishin repetiu a experiência de há cinco anos, que durou, na altura, cinco meses.

Durante sua permanência na ISS, os três investigadores realizaram cerca de 40 experiências científicas.

A chegada do trio à Estação Espacial Internacional foi adiada por duas semanas, já que as autoridades russas realizaram mais testes ao software do veículo modificado Soyuz MS-01.

A participação de Rubins na missão gerou particular entusiasmo depois de a NASA anunciar planos para a cientista sequenciar ADN a bordo da Estação Espacial Internacional, uma estreia mundial.

Em agosto, Rubins sequenciou amostras de ADN de ratos, vírus e bactéria, usando o sistema MinION, ao mesmo tempo que investigadores na Terra sequenciavam, simultaneamente, amostras idênticas.

Segundo a NASA, a investigação pode ajudar a identificar micróbios potencialmente perigosos a bordo da Estação Espacial Internacional e diagnosticar doenças no espaço.

Rubins foi também a primeira mulher abordo da Estação Espacial Internacional desde que a italiana Samantha Cristoforetti regressou à Terra, com o recorde da mais longa viagem espacial feita por uma mulher (199 dias), em junho do ano passado.

A bordo da ISS permanecem os russos Sergei Rizhikov e Andrei Borisenko e o americano Shane Kimbrough, que chegaram à plataforma espacial no dia 21.

O laboratório da Estação Espacial Internacional orbita a terra a cerca de 28 mil quilómetros por hora desde 1998.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …