A fazer contas com o regresso às aulas? Há formas de conseguir poupar algum dinheiro

Wilson Dias / ABr

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas.

Todos sabemos que o regresso às aulas é sinónimo de despesas com manuais, mochilas, cadernos, e outros materiais, despesas essas que são difíceis de suportar para muitas famílias. Este ano não é excepção, e com uma pandemia e uma crise económica que colocaram ainda mais pressão sobre os portugueses, aqui ficam algumas dicas sobre como poupar nesta fase.

Uma das principais dicas é a calcular um orçamento e cingir-se a ele de forma a evitar créditos, mesmo que surjam contratempos ou que os filhos tentem pressionar os pais a comprar coisas mais caras ou desnecessárias. Deve também fazer uma lista bem específica de tudo aquilo que precisa de comprar.

A reutilização de materiais antigos e de manuais escolares é também uma opção. Dê uma vista de olhos pelas coisas dos seus filhos e veja se a mochila do ano passado pode ser reutilizada, se os cadernos foram todos usados e pergunte a alguém se lhe pode emprestar as calculadoras de que já não estejam a precisar.

A nível dos manuais, caso conheça crianças mais velhas que tenham os mesmos manuais de que os seus filhos precisam, pode sempre pedi-los emprestados. Pode também recorrer a bancos de livros, à plataforma MEGA, ou então à aplicação Edu Rede Escolar.

O Ministério da Educação disponibilizou milhões de vales que podem ser trocados por manuais novos, que são levantados nas livrarias aderentes, ou reutilizados, que estão disponíveis nas escolas.

Pedir a factura com contribuinte também garante algum retorno ao reduzir as despesas do sector da educação e ao conseguir os benefícios da devolução de 15% do IVA.

Caso já tenha esgotado as opções das coisas que pode reutilizar, fique atento a saldos e promoções das lojas e recorra à internet para aproveitar promoções exclusivas online. Para aproveitar ao máximo os descontos, o ideal é começar com alguns meses de avanço. Se não for a tempo para este ano, pode fazer esse planeamento no próximo ano lectivo e ir reservando aos poucos um valor para as despesas escolares.

O ECO fez também uma compilação das promoções que estão neste momento activas e que ainda pode aproveitar. A Bertrand está com 5% de desconto em manuais e cadernos de actividades até 20 de Setembro, e 20% de desconto em cartão em todos os livros de apoio escolar até 3 de Outubro.

O Continente está também com uma campanha de 5% de desconto directo na compra de manuais e 20% na sua encadernação. Já os livros de apoio, como gramáticas ou livros de preparação para exames, os livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e impressões nas lojas Note estão com 20% de desconto.

No caso da FNAC, os manuais e cadernos estão com um desconto de 5% até 26 de Setembro através do código promocional FNACESCOLAR. Uma selecção de livros de apoio escolar e de preparação para exames estão também com um desconto até 20%.

Por último, pode conseguir algum retorno ao vender o que já não usa e ainda conseguir livrar-se de manuais ou materiais desnecessários que fiquem a ocupar espaço em casa. Plataformas como o OLX podem ser usadas para vender material escolar e existem também vários grupos no Facebook dedicados a este fim.

Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …

Barcelona sofre derrota pesada frente ao Bayern (e direção reúne-se de madrugada)

O Barcelona sofreu, esta terça-feira, uma derrota pesada frente ao Bayern Munique, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bayern vinha de uma série de 18 jogos — …

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …

Médicos aderem cada vez menos aos incentivos para trabalhar em zonas mais carenciadas

Os médicos têm aderido cada vez menos ao regime criado para os incentivar a aceitar vagas em hospitais e centros de saúde com carência de profissionais. Segundo o Jornal de Notícias, até julho deste ano 263 …

Moreira não é D. Sancho e vestiu o kevlar para levar com balas do Selminho e da regionalização

O caso Selminho e a regionalização marcaram o debate desta terça-feira entre os candidatos à Câmara do Porto. Rui Moreira absorveu o impacto e saiu por cima. O debate dos 11 candidatos autárquicos à Câmara Municipal …

Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

Investigadores descobriram que Neandertais se reproduziram com humanos modernos e lhes transmitiram uma estirpe mortal do papilomavírus humano. O papilomavírus humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são …

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos no Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão, informou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira dois mísseis balísticos não …