A fazer contas com o regresso às aulas? Há formas de conseguir poupar algum dinheiro

Wilson Dias / ABr

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas.

Todos sabemos que o regresso às aulas é sinónimo de despesas com manuais, mochilas, cadernos, e outros materiais, despesas essas que são difíceis de suportar para muitas famílias. Este ano não é excepção, e com uma pandemia e uma crise económica que colocaram ainda mais pressão sobre os portugueses, aqui ficam algumas dicas sobre como poupar nesta fase.

Uma das principais dicas é a calcular um orçamento e cingir-se a ele de forma a evitar créditos, mesmo que surjam contratempos ou que os filhos tentem pressionar os pais a comprar coisas mais caras ou desnecessárias. Deve também fazer uma lista bem específica de tudo aquilo que precisa de comprar.

A reutilização de materiais antigos e de manuais escolares é também uma opção. Dê uma vista de olhos pelas coisas dos seus filhos e veja se a mochila do ano passado pode ser reutilizada, se os cadernos foram todos usados e pergunte a alguém se lhe pode emprestar as calculadoras de que já não estejam a precisar.

A nível dos manuais, caso conheça crianças mais velhas que tenham os mesmos manuais de que os seus filhos precisam, pode sempre pedi-los emprestados. Pode também recorrer a bancos de livros, à plataforma MEGA, ou então à aplicação Edu Rede Escolar.

O Ministério da Educação disponibilizou milhões de vales que podem ser trocados por manuais novos, que são levantados nas livrarias aderentes, ou reutilizados, que estão disponíveis nas escolas.

Pedir a factura com contribuinte também garante algum retorno ao reduzir as despesas do sector da educação e ao conseguir os benefícios da devolução de 15% do IVA.

Caso já tenha esgotado as opções das coisas que pode reutilizar, fique atento a saldos e promoções das lojas e recorra à internet para aproveitar promoções exclusivas online. Para aproveitar ao máximo os descontos, o ideal é começar com alguns meses de avanço. Se não for a tempo para este ano, pode fazer esse planeamento no próximo ano lectivo e ir reservando aos poucos um valor para as despesas escolares.

O ECO fez também uma compilação das promoções que estão neste momento activas e que ainda pode aproveitar. A Bertrand está com 5% de desconto em manuais e cadernos de actividades até 20 de Setembro, e 20% de desconto em cartão em todos os livros de apoio escolar até 3 de Outubro.

O Continente está também com uma campanha de 5% de desconto directo na compra de manuais e 20% na sua encadernação. Já os livros de apoio, como gramáticas ou livros de preparação para exames, os livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e impressões nas lojas Note estão com 20% de desconto.

No caso da FNAC, os manuais e cadernos estão com um desconto de 5% até 26 de Setembro através do código promocional FNACESCOLAR. Uma selecção de livros de apoio escolar e de preparação para exames estão também com um desconto até 20%.

Por último, pode conseguir algum retorno ao vender o que já não usa e ainda conseguir livrar-se de manuais ou materiais desnecessários que fiquem a ocupar espaço em casa. Plataformas como o OLX podem ser usadas para vender material escolar e existem também vários grupos no Facebook dedicados a este fim.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …