Regras de testagem nos lares mantêm-se apesar das críticas

António Cotrim / Lusa

Apesar de várias críticas à forma como a gestão da pandemia foi feita nos lares, Marta Temido anunciou que as regras de testagem nos lares não se vão alterar.

No fim da reunião do Infarmed, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, mostrou-se incrédulo em relação ao facto de não haver mudanças significativas na abordagem aos lares. A ministra da Saúde, Marta Temido, defende que a resposta do Governo tem sido a melhor e, por isso, vai manter a política de testagem nos lares.

“O que tentámos mostrar foi o caminho que temos vindo a percorrer ao longo da pandemia”, disse a responsável pela pasta da Saúde, acrescentando que todas as dúvidas que surgiram no início da pandemia, hoje “têm resposta”.

“Continuamos a responder com meios, com um número de telefone para contactos. Penso que a segurança que podem ter em nós é a de dizermos que temos aqui um problema sério e difícil, de abordagem complexa porque exige um conjunto de meios articuladamente”, disse Temido, citada pelo jornal ECO.

José Luís Carneiro, do PS, revelou que está a ser realizado um estudo sobre os idosos, “que já permite demonstrar algumas das tendências”. O socialista salientou que “há conclusões que precisam de ser confirmadas que indicam que os nossos idosos possam estar até mais seguros em lares”.

Por sua vez, o líder do PSD, Rui Rio, mostra-se mais cético e prefere esperar pelas conclusões do estudo. “O reforço da vigilância nos lares é premente” e “fundamental” para que se possa garantir o “cumprimento das regras”, que ainda podem ser aperfeiçoadas, reforçou o político.

Com Portugal prestes a reentrar em estado de contingência, dia 15 de setembro, as reuniões do Infarmed retomaram esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …