Regras sanitárias nas escolas vão sofrer um “ajustamento” com a vacinação

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Apesar de querer fazer o “mínimo de modificações” possível, o Secretário de Estado da Saúde afirma que terá de “haver um ajustamento” nas regras nas escolas devido ao avanço do processo de vacinação.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, as regras sanitárias para as escolas no próximo ano lectivo estão a ser discutidas, e esperam-se pequenas mudanças devido à vacinação.

“Estamos neste momento a revisitar o referencial para as escolas que tínhamos no ano passado, que já estava muito integrado na consciência de toda a comunidade escolar e, portanto, queremos fazer o mínimo de modificações possíveis”, disse ontem em declarações aos jornalistas.

Mesmo assim, terá de “haver um ajustamento e algumas adaptações” devido ao avanço do processo de vacinação. A Direcção-Geral da Saúde (DGS) está também a trabalhar com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) nesse sentido.

Sobre se se mantém o isolamento profilático caso os alunos tenham estado em contacto com um caso positivo, António Lacerda Sales afirma que a DGS é que tem de tomar a decisão.

Com 80% da população já com a primeira dose da vacina e 72% totalmente inoculada, o Secretário de Estado lembra que Portugal “é o terceiro país com taxa mais elevada no mundo”.

O processo de vacinação continua a decorrer, tendo 150 mil crianças sido vacinadas no último fim-de-semana, sendo que esta faixa etária vai continuar a ser imunizada este Sábado e Domingo. Espera-se que Portugal alcance os 85% da população com o processo completo entre a terceira e a quarta semana de Setembro, mas Lacerda Sales acredita que “se possível, antes ainda seria melhor”.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.