/

Sair à noite em Lisboa: as regras vão mudar

1

Venda de álcool vai ser proibida para o exterior a partir das 23h, em algumas zonas da capital. Haverá novas limitações sobre o ruído e as luzes intensas viradas para a rua vão ser proibidas.

Bairro Alto, Santa Catarina e Cais do Sodré: são três das zonas que registam mais queixas por causa do barulho e de confusão à noite, em Lisboa.

Mas as regras vão mesmo apertar para quem costuma sair à noite na capital.

Há um plano da Câmara Municipal de Lisboa, divulgado pelo jornal Público, que prevê novas restrições – que já tinham sido comentadas.

Uma medida em destaque é proibir a venda de bebidas alcoólicas para o exterior a partir das 23h. Vai entrar em vigor só em algumas zonas de diversão nocturna, “escolhidas pelo seu potencial de perturbação da ordem pública”.

Os estabelecimentos comerciais terão outro regulamento em relação ao seu horário de funcionamento. Nos últimos dois anos foram instaurados mais de 400 processos de restrição de horários de bares, por parte da Câmara.

Além disso, vão ser realizadas mais e mais eficazes acções de fiscalização; porque, por exemplo, há estabelecimentos que oficialmente são barbearias ou galerias de arte — mas têm serviço de bar.

“A atividade principal é barbearia, mas depois acabam por utilizar o horário do bar. Vamos eliminar isso. O que contará será o horário da actividade principal”, explica ao Público o vereador do pelouro da Cultura, Diogo Moura, responsável também pelo pelouro das atividades económicas

Vão ainda ser impostas novas limitações sobre o ruído e vai proibidas luzes intensas viradas para a rua.

O novo documento, que está na fase final de elaboração, já foi partilhado com os presidentes das juntas de freguesia da Estrela, Campo de Ourique e Misericórdia. Deve ser oficializado até à próxima quarta-feira, após o que entrará em processo de consulta pública.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.