Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de o fazer.

A existência ou não de uma regra – ou um regime preferencial – divide os partidos que apresentaram propostas para alterar a lei.

Em declarações à TSF, o PS considerou que “em caso de conflito entre os pais vai permitir ao juiz, atendendo ao superior interesse da criança, fixar essa residência alternada“. Constança Urbano de Sousa explicou que a “via preferencial” é a opção mais acertada neste caso.

Já Inês Sousa Real do PAN realçou, também em declarações à rádio, que o objetivo é “estabelecer como regime preferencial o regime da residência alternada”, mas tem de ser feita uma avaliação “caso a caso”, nomeadamente em casos de existirem queixas por violência doméstica, abuso infantil ou maus tratos.

O PSD, por outro lado, discordou da existência de um “regime-regra” e entende que a residência alternada deve ser aplicada quando é “o melhor para a criança”, mas não em regime preferencial. Mónica Quintela alerto que alguns dos projetos de lei “querem consagrar uma presunção jurídica”, ou seja, “o tribunal para não aplicar a residência alternada tem de fundamentar porque é que não a aplica”.

O Bloco de Esquerda tem uma posição semelhante, que acredita que o tribunal deve “ponderar todas as circunstâncias relevantes para determinar o superior interesse da criança”. Sandra Cunha disse que os bloquistas não acompanham o modelo de preferência.

“Juridicamente nem faz muito sentido colocar uma regra em processos de jurisdição voluntaria que têm como princípio base o princípio do inquisitório, que determina que o juiz tem de recolher todas as provas para tomar a decisão que tem de tomar. Estar a colocar como regra retira qualquer necessidade de recolha de provas”, esclareceu.

O CDS quer uma “terceira via”, isto é uma avaliação “caso a caso”. “Não podemos estabelecer uma regra abstrata em relação a crianças em concreto cujo interesse pode ser um ou outro”, explicou Cecília Meireles.

Os partidos vão apresentar cinco propostas do mesmo tema, mas todos acreditam, segundo a TSF, que assegurar o superior interesse das crianças está acima de tudo e estão dispostos a chegar a acordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …