A famosa regra dos 10 mil passos não passa de um mito

Para se ser saudável são necessários 10 mil passos. Esta cultura cresceu de tal forma que milhões de pessoas no mundo começaram a seguir esta regra à risca. Mas será este valor realista?

Este número surgiu nos anos 60, mas, ao contrário do que poderíamos esperar, não resultou de uma investigação científica rigorosa em grande escala.

Os famosos “10 mil passos por dia” foram parte de uma campanha de marketing de sucesso, da marca japonesa Yamasa, com o objetivo de vender pedómetros, os primeiros do mundo, na altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.

Segundo conta o jornal britânico The Guardian, como falar em quilómetros assustava os clientes, a empresa fez uma conversão para 10 mil passos. O dispositivo ganhou o nome de manpo-kei, que significa “contador de 10 mil passos”.

A campanha resultou e a moda pegou muito rapidamente. A partir desse momento, os profissionais de saúde e médicos começaram a aconselhar as pessoas a caminhar ou correr diariamente os tais 10 mil passos, mesmo na ausência de qualquer evidência científica.

Só mais tarde os investigadores encontraram os benefícios associados a esta meta. Uma equipa de cientistas da Universidade de Kyushu, no Japão, concluiu que se os japoneses caminhassem 10 mil passos por dia, diminuiriam o risco de ter uma doença cardíaca.

De forma muito gradual, a Organização Mundial de Saúde (OMS) começou a recomendar este valor como o necessário para uma atividade diária suficiente, mas a verdade é que a fiabilidade deste número, diz a Visão, tem sido posta em causa ultimamente.

Um das questões colocadas em cima da mesa é: 10 mil passos são quantos quilómetros afinal? A resposta varia conforme a estatura da pessoa, dado que pessoas mais baixas teriam de andar mais para cobrir a distância de 10 mil passos.

Além disso, outro problema tem a ver com o facto de não considerar a intensidade do exercício, já que o aumento da frequência cardíaca é, muitas vezes, o mais importante do que dar um certo e determinado número de passos.

O facto de não serem testadas outras distâncias (quer maiores, quer mais curtas) ou não se ter em conta doentes crónicos com diabetes tipo 2, por exemplo (os 10 mil passos nestes doentes podem ter consequências negativas), fac com que este valor perca a sua credibilidade.

Recentemente, os investigadores têm centrado as suas atenções na cadência do exercício e não no número de passos. “Quando a intensidade é melhor, o coração bate mais rápido e mais sangue circula no corpo”, refere Tudor-Locke, da Universidade de Massachusetts Amherst.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …