Registo de domínios .PT tem novas regras

Joel Bombardier / Flickr

-

O DNS.PT revelou as novas regras de registo de domínios .PT, que entrarão em vigor a partir do próximo dia 16 de Junho. As mudanças surgem na sequência da Associação DNS.PT ter assumido o papel de Registry de .PT, sendo necessário efetuar as alterações formais daí decorrentes.

Entre as novas regras, destaque para a adaptação das disposições interpretativas no que respeita a limitações referentes a nomes de âmbito geográfico e a adaptação da regra relativa à proteção dos novos gTLDs. Foram também realizadas alterações no que toca às disposições relativas a domínios com processo arbitral em curso.

A partir de 1 de Novembro, com as novas regras do registo de domínios .PT, será também retirada a proibição do registo de domínios diretamente sob .PT com menos de três caracteres. Existem aproximadamente 2305 novas combinações possíveis, excetuando os 246 ccTLD’s pré-existentes e os domínios já registados, como por exemplo: cp.pt; ua.pt. Note-se que o registo de domínios com dois caracteres já foi permitida, estando vedada desde 2001.

“Estas novas regras resultam de um processo de discussão onde participou ativamente o Conselho Consultivo de DNS.PT, e traduzem, na sua essência, um clarificar de conceitos e uma adaptação formal que cumpria realizar. A novidade é, sem dúvida, a abertura do registo a domínios com dois caracteres, existindo combinações bastante apetecíveis, como ex.pt, i9.pt, já.pt, nó.pt, ou.pt e pc.pt. Estamos expectantes sobre a reação do mercado, que esperamos positiva”, refere Luísa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.

Pode conhecer todos os detalhes das novas regras neste link.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.