//

Registado primeiro caso de Zika por transmissão sexual em França

Midiamax

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O Aedes aegypti pode transmitir três doenças: Zika, dengue e chikungunya

O primeiro caso de contágio de vírus Zika através de transmissão sexual foi registado na França, depois de uma mulher ter sido infectada quando o parceiro regressou do Brasil.

O caso foi detectado há vários dias em “uma mulher que não está grávida”, afirmou a ministra da Saúde da França, Marisol Touraine, durante uma visita à Guiana Francesa.

O casal vive na região de Paris, e a mulher “encontra-se bem”, informou a equipe da ministra, citada pela AFP.

A Costa Rica declarou na quinta-feira estado de emergência em 31 regiões do país para evitar a proliferação do vírus Zika, depois de na segunda-feira terem sido confirmados os primeiros dois casos de infecção autóctones.

A epidemia de Zika ocorre sobretudo na América Latina.

O Brasil registou mais de 1,5 milhão de casos desde 2015, e a agência especializada em saúde das Nações Unidas espera uma propagação “explosiva” no continente americano, com 3 a 4 milhões de casos este ano.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos Aedes aegypti infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos.

Em vários casos o Zika vírus foi identificado em fetos e bebés com malformações de nascença, mas as autoridades de saúde dizem que são necessários mais dados para poder confirmar uma relação de causa e efeito entre o Zika e as malformações.

Ainda não há vacina ou tratamento contra o vírus.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.